Aluno do curso de Letras ministra palestra sobre história da literatura na Feira do Livro de Campanha

O aluno do curso de Letras português-inglês do Centro Universitário do Sul de Minas, Igor Becati, ministrou uma oficina de literatura na 19ª edição da Feira do Livro de Campanha (FLIC). O tema da palestra foi: “A Literatura das Vanguardas Historiográficas e os seus reflexos na contemporaneidade”.

Tal tema teve o intuito de voltar às escolas literárias antigas, desde o renascimento, passando também pelo romantismo, naturalismo, para mostrar como que a sociedade se comportava naquela época e como que tal comportamento ainda está presente na atualidade.

A obra do renascimento, como “A Divina Comédia”, por exemplo, retratou, na palestra, assuntos do preconceito; “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, obra que foi o marco inicial do romantismo na Europa, abordou o tema da depressão da atualidade. A palestra abordou sete livros e as suas respectivas escolas literárias, assim como os temas presentes nas obras e os impactos na sociedade atual.

A FLIC, desde 2001, organiza o evento público e gratuito para os interessados da cidade e região. A feira oferece várias oficinas que envolvem o mundo da literatura e arte, onde também propicia a compra de livros com preços mais acessíveis.

Ter ministrado na FLIC foi algo que me permitiu ensinar alguns conhecimentos que adquiri durante o curso de Letras. Por saber da importância da leitura literária e como é importante saber da origem das histórias literárias, ter abordado as obras ‘A Divina Comédia’, ‘Os Miseráveis’, ‘1984’, entre outras, foi algo que mostra como estamos e como estávamos perante o mundo. Foi um momento de reflexão, diálogo e viagem”, comentou Igor.