Aluno de Sistemas de Informação EaD tem dois artigos aprovados em evento científico internacional

O aluno Fernando da Costa Gama Junior, recém-formado no curso de Sistemas de Informação a distância, teve dois artigos científicos aprovados na 18ª Conferência Internacional em Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia (CONTECSI), evento organizado pela Universidade de São Paulo (USP).

Os dois estudos foram desenvolvidos com a orientação do Prof. Rodrigo Franklin Frogeri, e contaram com a participação dos pesquisadores do Grupo Unis: Fabrício Pelloso Piurcosky e Pedro dos Santos Portugal Júnior. O Prof. Eduardo Gomes Carvalho do CEFET-MG participou com a coleta de dados na instituição pública analisada.

O primeiro artigo foi intitulado “Modelos de aceitação de tecnologia e o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19: uma revisão sistemática da literatura”. De acordo com o estudo, o objetivo desta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) é fornecer uma visão geral do estado atual dos esforços de pesquisa sobre a aplicação do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) no campo da aprendizagem e do ensino durante pandemia e identificar lacunas que possam ser exploradas em estudos futuros.

O segundo artigo foi intitulado “Aceitação de Sistemas de Informação durante o período da pandemia de Covid-19: um estudo comparativo entre instituições de ensino federal e particular”. O estudo buscou analisar a percepção de estudantes e docentes de Instituições de Ensino (IES) federais e privadas em relação à utilidade e a facilidade de uso do principal Sistema de Informação utilizado no ensino/aprendizado remoto durante a pandemia.

O Prof. Dr. Rodrigo Franklin Frogeri comenta que a produção de trabalhos científicos ainda na graduação permite que os alunos possam ter uma óptica mais crítica dos fenômenos da sociedade e analisá-los seguindo o rigor científico. “Acredito que essa é uma contribuição que vai além do conteúdo passado nas disciplinas durante o curso. Vivemos numa sociedade em que o senso crítico e a crença no conhecimento validado cientificamente deve ser uma capacidade do cidadão e, nesse sentido, considero que essa aproximação dos nossos alunos de graduação à produção científica é um grande diferencial”, concluiu o Prof. Rodrigo. 

Sobre o evento

O evento foi criado em 2004 com a parceria de renomados professores de instituições nacionais e internacionais. É um congresso internacional inovador com foco em  Sistemas de Informação, Tecnologias de Informação e Ciência da Informação sob uma visão multidisciplinar. O CONTECSI é  também o congresso oficial do Chapter Brasileiro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sistemas e Tecnologias da Informação.

O CONTECSI reúne acadêmicos e profissionais envolvidos em pesquisa e gestão para gerar debates de alto nível dentro de uma perspectiva multidisciplinar sobre temas de interesse das áreas envolvidas. A cada ano participam renomados  palestrantes, professores e pesquisadores do mundo inteiro.

O objetivo é discutir os efeitos da Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação em Organizações e sobre a sociedade como um todo, reunindo uma comunidade em busca de respostas aos constantes desafios gerados pelas novas tecnologias de informação.

No CONTECSI os pesquisadores juniores têm a oportunidade única de expor suas ideias para a análise e sugestões dos pesquisadores seniores. Dessa maneira o CONTECSI promove o estreitamento do relacionamento entre todos os grupos de pesquisadores, desde os mais jovens, nas Sessões de Pôsteres até os mestrandos e doutorandos nos Consórcios Mestral, Doutoral e Pós-Doutoral respectivamente.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

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