Aluna de Nutrição orienta comunidade de Varginha quanto à importância da leitura dos rótulos alimentares

Entre os meses de setembro e outubro a aluna Maria Imaculada de Deus Trindade do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas orientou pacientes adultos e idosos dos PSF’s dos bairros Vila Mendes, Pinheiros e Mont Serrat, de Varginha, sobre a importância da leitura dos rótulos nutricionais.

A universitária utilizou impressões de embalagens de alimentos comuns de serem consumidos pela população, contendo a tabela de informação nutricional e lista de ingredientes que compõem cada produto.

Com a utilização das imagens a aluna explicou sobre a leitura da quantidade de cada componente e a qualidade dos mesmos pertencentes na lista de ingredientes; sobre a importância de observar a data de fabricação e validade; e a compreensão da tabela de informação nutricional contendo os nutrientes, valor diário e porção.

Há muitos consumidores que sequer preocupam-se em ler as informações contidas nas embalagens de produtos alimentícios e aqueles que possuíam o hábito de ler os rótulos, não tinham o entendimento de como interpretá-los. Aliás, creio que tal afirmação pode ser estendida a muitos consumidores que circulam por tantos supermercados e mercearias”, afirmou Maria.

Outro resultado preocupante foi com relação ao percentual de 55% classificado como obesidade e 28% apresentava sobrepeso. Devido a esse resultado, os presentes foram orientados sobre a importância da alimentação saudável e hábitos de vida saudáveis para recuperar o estado nutricional.

É satisfatório concluir um trabalho, sabendo que as dinâmicas realizadas atingiram seus objetivos, e o público alvo adquiriu, posso assim dizer, um novo comportamento em relação à aquisição de produtos alimentares, tendo mais conhecimento e maturidade na escolha e ingestão dos mesmos devido à participação e interesse com a dinâmica abordada”, concluiu Maria.