Aluna de Nutrição conduz reunião com pais em Escola Municipal de Varginha sobre hábitos alimentares das crianças

No mês de agosto a aluna Cyntia Oliveira Silva do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas realizou uma atividade de Educação Alimentar e Nutricional na Escola, uma abordagem educacional com os pais sobre a avaliação antropométrica dos alunos.

Na ocasião, sob orientação da Profa. Daniele Moreira a universitária orientou pais dos alunos da Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende, de Varginha, que estão com alteração na avaliação nutricional fazendo uma abordagem geral sobre hábitos alimentares saudáveis.

Cyntia foi acompanhada por uma nutricionista que atua no Programa Nacional de Educação Escolar (PNAE), na realização de uma reunião com os pais motivada pelo alto índice de estado nutricional alterado de acordo com as avaliações antropométricas realizadas pela empresa terceirizada responsável pela merenda escolar em Varginha.

Na primeira parte foi abordada uma palestra sobre avaliação nutricional, explicando o significado de Índice de Massa Corporal (IMC), o que significam as alterações e as classificações como eutrofia, magreza, sobrepeso, obesidade e obesidade grave. Em seguida, uma orientação sobre as influências, causas e consequências destes estados nutricionais. Logo, foram orientados sobre os dez passos para uma alimentação adequada e saudável recomendada pelo Guia Alimentar da População Brasileira e dicas para incentivar os filhos a consumir a merenda da escola.

Ao final da reunião foi aberta uma roda de conversa, para tirar as dúvidas dos pais e orientá-los sobre como agir em situações de orientação alimentar diante dos filhos e a consulta individual de cada pai sobre o estado nutricional da criança. Ainda foi entregue um folheto com orientações gerais de alimentação saudável e merenda escolar.

Diante da atividade executada foi possível demonstrar a importância do Nutricionista na escola, auxiliando na avaliação antropométrica nos alunos para que se tenha um diagnóstico do estado nutricional, a fim de promover a educação alimentar e nutricional nas escolas com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e formação de hábitos alimentares saudáveis das crianças”, concluiu Cyntia.