Acordo de cooperação entre a Prefeitura de Varginha e a Fepesmig fortalece cursos de saúde do Unis

A Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG) vem trabalhando fortemente para apresentar mais um grande projeto que pode trazer impactos importantes para o desenvolvimento da nossa cidade, principalmente na área da saúde, através da instalação do curso de graduação em Medicina no Unis.

O Centro Universitário vem preparando sua estrutura física na Cidade Universitária e buscando agregar o melhor corpo docente e a matriz curricular mais atualizada na área da Medicina, visando proporcionar oportunidades de desenvolvimento para Varginha e região de uma forma única e inovadora.

A mais recente movimentação desta empreitada aconteceu no dia 21/12, com a assinatura de um acordo de cooperação entre a Prefeitura do Município de Varginha e a FEPESMIG, pelo Prefeito Verdi Lúcio Melo e o Presidente da Fundação, Prof. Luiz Carlos Vieira Guedes. Tal acordo visa fortalecer não apenas a viabilização da instalação do curso de Medicina do Unis, mas também toda a cadeia de cursos e trabalhos realizados pela instituição na área da saúde.

O acordo de cooperação entre o Município de Varginha e a FEPESMIG tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento técnicos, científicos e culturais e possibilitar o desenvolvimento conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde. Relevante salientar que o referido acordo proporcionará inúmeros benefícios à comunidade varginhense através da atuação dos estudantes nas unidades de saúde, sempre supervisionados por professores.

“A assinatura deste acordo é essencial para o trabalho que estamos realizando para viabilizar a vinda do curso de Medicina para Varginha, além de fortalecer toda a nossa base de cursos de saúde e ampliar a capacitação dos profissionais que são formados pelo Unis. Reforçamos mais uma vez o nosso compromisso em atuar pelo benefício de toda a comunidade sul mineira, considerando não só a formação acadêmica e profissional da nossa população, mas também o desenvolvimento pleno da nossa região em todas as áreas que impactam verdadeiramente a nossa comunidade”, comentou o Reitor do Centro Universitário, Prof. Felipe Flausino.

Este mesmo acordo foi assinado na última semana também com o município de Três Pontas, onde o Unis vai passar a oferecer, a partir de 2023, o curso de Educação Física, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento na área da saúde para toda a nossa região.

Para a coordenação acadêmica do projeto do curso de Medicina, conduzida pelo Doutor Gustavo Eugênio Martins Marinho, a assinatura destes convênios representa uma importante oportunidade para garantir e amplificar a qualidade dos cursos de saúde já ofertados pelo Unis e do futuro curso de Medicina. “Varginha hoje é um polo regional de saúde, sendo referência em vários campos da medicina e conta com uma comunidade médica e estruturas altamente qualificadas, que com certeza farão a diferença no projeto deste curso e na qualidade da formação que queremos garantir para nossos alunos e para nossa comunidade que será a maior beneficiada, enobrecendo ainda mais a nossa cidade e região”, destacou o Dr. Gustavo Eugênio.

Assim como aconteceu em Varginha e Três Pontas, o Presidente da FEPESMIG, Prof. Luiz Carlos Vieira Guedes reforça que já no próximo mês serão assinado novos convênios com outros municípios importantes da microrregião de Varginha. “No Unis sempre acreditamos em uma dinâmica colaborativa para desenvolver projetos pensados para a nossa região. Acreditamos que através deste esforço coletivo, do trabalho em conjunto, somos capazes de construir pontes e fortalecer ainda mais as parcerias entre a nossa região com foco no pleno desenvolvimento da nossa gente”, concluiu o Prof. Guedes.