VII Congresso Internacional do Unis: alunos de Jornalismo realizam jornada de palestras com profissionais de destaque

Entre os dias 17 e 21 de maio de 2021 acontece o VII Congresso Internacional do Grupo Unis. Levando em conta o cenário atual e a necessidade de se desenvolver capacidades nas pessoas para que elas possam se reinventar e superar as dificuldades, o tema principal é: “Empoderar gente para transformar realidades”.

Em meio a situação em que vivemos o evento deste ano acontecerá em um formato totalmente virtual. Através de palestras, oficinas, minicursos, workshops, debates e práticas, o evento buscará atuar de forma efetiva em propostas de empoderamento e incluir a sociedade como agente direto na solução das metas apresentadas.

E os alunos do 5 e 7 períodos do curso de Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas vão realizar durante o Congresso a Jornada na Web, com o intuito de apresentar ao público o mundo do webjornalismo, trazendo palestras a respeito desse novo modo de se informar que é a internet.

No dia 17, às 20h, o repórter esportivo Cahê Mota vai conduzir uma palestra com o tema: “Dos primórdios à evolução da internet: Como o webjornalismo se tornou uma das principais áreas da comunicação”. Cahê é repórter do ge.globo, foi correspondente em Londres nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, setorista da Argentina nas Copas do Mundo, tem quatro troféus João Saldanha, esteve em 21 países e participou da série documental “Predestinado”, da GloboPlay.

No dia 18, às 19h, acontece a palestra: “Talento fora da caixa: do Futebol à Política”, conduzida pelo locutor esportivo Mário Henrique Caixa. Mais conhecido como o “Caixa”, é locutor e radialista, e ficou conhecido por narrar os jogos do Atlético Mineiro pela Rádio Itatiaia, inclusive recebeu esse apelido, pela forma peculiar de narrar os gols do Galo.

No dia 19, às 19h, o diretor de redação Carlos Marcelo conduz a palestra: “Do impresso ao digital: os desafios do jornalismo na pandemia”. Um dos mais renomados jornalistas brasileiros, atualmente  diretor de Redação do jornal Estado de Minas, nascido em João Pessoa, na Paraíba, Marcelo, como é conhecido, participou de grandes coberturas jornalísticas, foi agraciado duas vezes com o prêmio Esso,  além de ser escritor de livros conhecidos, como por exemplo, a biografia de Renato Russo – líder da banda Legião Urbana.

E no dia 20, às 19h, o editor de transmídia Jefferson Silva de Souza, fecha as palestras da jornada falando sobre: “Covid-19: como o webjornalismo se fortalece diante de grandes acontecimentos”. Jornalista há 10 anos, Jefferson trabalhou em grandes emissoras como a CNN, Rede TV e SBT. Cobriu inúmeras matérias de grande relevância, como o atentado terrorista Charlie Hebdo. Atualmente trabalha como editor de transmídia na Record TV, em São Paulo.

Para conferir a programação e se inscrever nas atividades da Jornada na Web, e do VII Congresso Internacional do Unis, clique aqui. Mais informações sobre a Jornada podem ser encontradas no site oficial do evento, no Instagram, Twitter e Facebook.