Vice-Reitor do Unis MG conclui Doutorado

A estratégia de internacionalização das universidades associadas à Rede Acinnet agora pode ser encontrada de forma científica. Ela foi tese de Doutorado realizada pelo Vice-Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, Prof. Jeferson Vinhas Ferreira.

A tese apresentada à PUC-SP teve como objetivo desenvolver um modelo conceitual para análise do processo de internacionalização de uma universidade empreendedora. “A globalização exigiu de todas as organizações competitivas mundiais um olhar além-fronteiras, o que necessariamente passa pelos processos de internacionalização. Neste contexto competitivo, surge o conceito das universidades empreendedoras, que buscam enfrentar os desafios econômicos da atualidade por meio da prática do empreendedorismo. Uma das alternativas para este desafio é a internacionalização do ensino superior”, relata Prof. Jerferson.

Foi realizado um estudo de casos múltiplos envolvendo nove instituições de ensino superior empreendedoras de sete diferentes países da América Latina e Europa, pertencentes à rede de cooperação Acinnet (Academic International Network). A coleta de dados se deu pela realização de entrevistas com dirigentes destas Instituições, além do levantamento documental e observação direta. A análise de dados envolveu a triangulação destes dados com ajuda de software de análise qualitativa (NVivo).

O modelo conceitual proposto identificou seis elementos essenciais do processo de internacionalização das universidades empreendedoras: a internacionalização como pilar estratégico, a capacidade empreendedora do(s) dirigente(s), uma cultura de internacionalização integrada, as práticas de reciprocidade entre parceiros institucionais, a preocupação com a paridade nestas parcerias e, por fim, a aproximação com a indústria. Com estes elementos, foram feitas cinco proposições para futuras pesquisas que compõem o modelo conceitual”, explica.