Varginhense consegue bolsa de Mestrado em Tecnologia Nuclear

Eldrick D´Martins é aluno do curso de Engenharia Mecânica. Assim como todo universitário, ele entrou no Ensino Superior cheio de sonhos, batalhou, e agora está colhendo os frutos.

Durante a graduação Eldrick projetou um braço mecânico. O protótipo, replicador para atividades perigosas, pode ser operado a distância e seria a solução para casos em que equipamentos perigosos precisam de manutenção. Ele chamou a atenção pela criatividade, já que o protótipo foi montado com peças simples e de baixo custo.
A ideia foi apresentada em diversos eventos e rendeu premiações, como a Feira de Ciências e de Inovações Tecnológicas organizado pelo Crea-Minas (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) onde ficaram entre os 10 melhores e a I Semana da Engenharia e Agronomia do Piauí. As atividades aconteceram em Teresina e contaram com palestras sobre temas que representam os desafios atuais da sociedade.

Eldrick apresentou seu projeto durante o Encontro de Iniciação Científica do CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear), realizado no mês de outubro em Belo Horizonte, ficou em primeiro lugar e foi aprovado para cursar o Mestrado na área de Tecnologia Nuclear da UFMG, considerado uma das autarquias vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tendo como principais atividades as pesquisas que envolvem tecnologia nuclear, minerais e materiais, saúde e meio ambiente.

A ideia de Eldrick foi executada durante o PIC, Projeto Interdisciplinar de Curso, uma prática adotada em todas as unidades do Grupo Unis e que permite ao aluno colocar em prática todos os conceitos apresentados durante o semestre letivo. “Durante o PIC são trabalhados desafios temáticos de pesquisa com aplicação das disciplinas do período e o Eldrick, assim como outros colegas, realizou um trabalho notável. Isso mostra como é possível aliar teoria e prática”, explica o coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Prof. Me. Alexandre Lopes.

Para ver o protótipo o Braço Manipulador para Atividades Perigosas, clique aqui.