Valor da cesta básica volta a subir em Pouso Alegre

Após a considerável queda ocorrida no mês anterior, o Índice da Cesta Básica de Pouso Alegre (ICB – Faculdade Unis Pouso Alegre) voltou a subir, apresentando elevação de 4,87% neste início de junho em comparação com o mesmo período de maio.

Os destaques de alta foram batata, tomate, leite integral, arroz e óleo de soja. Por outro lado, as maiores quedas ocorreram com a banana, farinha de trigo, feijão carioquinha e açúcar refinado. No período de 12 meses, o valor da cesta básica na cidade acumula alta de 6,05%. A coleta dos dados é realizada na primeira semana do mês, envolvendo o levantamento de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados de Pouso Alegre, tendo por base uma metodologia adaptada do DIEESE.

Na primeira semana de junho, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta em Pouso Alegre chegou a R$679,57, correspondendo a 52,03% do salário mínimo líquido (salário mínimo total menos o desconto do INSS). O trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa dedicar 105 horas e 53 minutos por mês para adquirir essa cesta.

Entre maio e junho, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em Pouso Alegre, sete tiveram alta nos preços médios: Batata (47,17%), Tomate (20,77%), Leite integral (14,99%), Arroz (9,35%), Óleo de soja (4,22%), Carne bovina (0,72%) e Pão francês (0,09%). E seis produtos tiveram queda nos seus preços: Banana (-18,74%), Farinha de trigo (-6,65%), Feijão carioquinha (-3,19%), Açúcar refinado (-3,05%), Manteiga (-1,81%) e Café em pó (-0,81%).

As previsões realizadas no relatório anterior se confirmaram plenamente neste início de junho, trazendo uma elevação no valor da cesta básica em Pouso Alegre. As nossas projeções sobre o comportamento dos preços dos hortifrutigranjeiros, o impacto da tragédia do Rio Grande do Sul no valor do arroz, bem como a continuidade de alta no leite integral e óleo de soja ocorreram conforme previsto.

Tal resultado anulou o alívio que ocorreu em maio com a queda do valor da cesta básica, voltando para um patamar acima de 50% do salário mínimo líquido e comprometendo o orçamento das famílias. Nos relatórios deste mês estamos prevendo que no curto prazo ocorra uma queda no índice da cesta básica em Pouso Alegre tendo em vista a possibilidade de intensificação da safra de inverno dos hortifrutigranjeiros e a melhora na previsão sobre o mercado do arroz no país com um levantamento mais claro das perdas ocorridas no Rio Grande do Sul. Soma-se a isso uma provável queda na demanda por parte dos consumidores diante dessas fortes altas ocorridas nos preços.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.