Valor da cesta básica volta a subir em Pouso Alegre

Após três meses de queda, o Índice da Cesta Básica de Pouso Alegre (ICB – Faculdade Unis Pouso Alegre) apresentou alta de 2,50% neste início de outubro comparado com o mesmo período de setembro.

As fortes elevações nos preços médios da batata e do tomate ajudam a explicar esse resultado. Os produtos com maiores quedas foram leite integral, óleo de soja, feijão carioquinha e açúcar refinado. No período de um ano, de outubro de 2021 a outubro de 2022, o valor da cesta básica subiu 9,16%. Já no acumulado deste ano de 2022, entre janeiro e outubro, a alta chega a 8,98%.

A pesquisa é realizada por meio da coleta de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados de Pouso Alegre, usando como direcionamento a metodologia aplicada pelo DIEESE nas principais capitais do país.

No início deste mês de outubro, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Pouso Alegre é de R$631,41, correspondendo a 56,32% do salário mínimo líquido. Dessa forma, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa dedicar 114 horas e 36 minutos por mês para adquirir essa cesta.

Comparando o mês de outubro com setembro, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em Pouso Alegre, 6 tiveram alta nos preços médios: Batata (88,25%), Tomate (25,69%), Banana (2,93%), Farinha de trigo (2,41%), Manteiga (2,03%) e Arroz (0,15%). Por outro lado, sete produtos apresentaram queda nos preços médios: Leite integral (-11,72%), Óleo de soja (-5,52%), Feijão carioquinha (-5,34%), Açúcar refinado (-5,18%), Pão francês (-3,49%), Carne bovina (-1,06%) e Café em pó (-0,81%).

O resultado deste mês em Pouso Alegre foi muito semelhante ao que ocorreu em Varginha, com os hortifrutigranjeiros impactando bastante os índices da cesta básica nestas cidades, conforme previsto no último relatório. Após atingir o maior valor em abril deste ano, as quedas ocorridas nos últimos meses trouxeram certo alívio aos consumidores. Porém, essa nova elevação fez a cesta atingir o maior patamar neste segundo semestre de 2022.

A diminuição nos preços médios do leite integral, óleo de soja, feijão carioquinha e açúcar refinado contribuiu para que a alta do índice não fosse ainda maior. Como destacado nos demais relatórios deste mês, o desempenho da produção interna e a dinâmica da demanda, especialmente do exterior, ainda devem ser fundamentais para a determinação do comportamento dos preços dos itens da cesta básica no curto prazo.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.