Valor da cesta básica sobe 1,17% em Cataguases neste mês de novembro

No mês de novembro o Índice de Custo da Cesta Básica de Cataguases (ICB-FIC/UNIS), calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, apresentou alta de 1,17% em comparação com o mês de outubro. Os produtos que mais contribuíram para essa elevação foram a batata, o açúcar refinado e o tomate.

Este é o segundo mês de realização da pesquisa que ocorre por meio da coleta dos preços de 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade, tendo como base a metodologia adotada nacionalmente pelo DIEESE.

Os resultados demonstram que neste mês de novembro o valor da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Cataguases é de R$595,64. Esse valor representa 58,54% do salário mínimo líquido. Dessa forma, um trabalhador que recebe o salário mínimo precisa trabalhar 119 horas e 08 minutos por mês para adquirir essa cesta de alimentos para o seu sustento.

Comparando os preços de novembro com o mês de outubro, nota-se que, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisados em Cataguases, oito tiveram alta nos preços médios: batata, açúcar refinado, tomate, óleo de soja, café em pó, carne bovina, leite integral e farinha de trigo. Um produto manteve os preços inalterados: o pão francês. E quatro produtos tiveram quedas em seus preços médios: banana, feijão carioquinha, manteiga e arroz.

Nesta segunda sondagem realizada em Cataguases foi possível determinar o primeiro índice de inflação da cesta básica na cidade. O comportamento da oferta e a dinâmica da demanda, tanto interna quanto externa, influenciaram de maneira significativa as variações de preços neste mês e provocaram alta no indicador. Nota-se que o valor desta cesta se encontra bastante elevado e representa mais da metade do salário mínimo líquido. Isso reforça a necessidade de os consumidores estarem atentos às possibilidades de substituição de produtos e marcas a fim de diminuir o impacto no orçamento doméstico.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.