Valor da cesta básica fica estável no mês de fevereiro em Cataguases

O Índice da Cesta Básica de Cataguases (ICB-FIC/UNIS), calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, ficou estável neste mês de fevereiro com leve queda de -0,15% em relação a janeiro. Importante destacar que esta estabilidade ocorre em um valor bastante elevado.

A pesquisa ocorre por meio da coleta dos preços de 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade, usando uma metodologia adotada nacionalmente pelo DIEESE.

O levantamento indicou que neste mês de fevereiro o valor da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Cataguases é de R$603,08. Isso representa 53,79% do salário mínimo líquido. Nota-se que, mesmo com o reajuste do salário mínimo válido a partir deste mês, o comprometimento da renda com a cesta básica continua bastante elevado. Um trabalhador que recebe o salário mínimo precisa trabalhar 109 horas e 28 minutos por mês para adquirir essa cesta de alimentos para o seu sustento.

Comparando os preços de fevereiro com o mês de janeiro, foi possível verificar que, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisados em Cataguases, nove tiveram alta nos preços médios: batata, feijão carioquinha, leite integral, tomate, café em pó, banana, manteiga, óleo de soja e farinha de trigo. Quatro produtos tiveram queda em seus preços médios: carne bovina, pão francês, arroz e açúcar refinado.

Os resultados da pesquisa deste mês demonstram a influência que os fatores climáticos como as chuvas nas regiões Sudeste e Nordeste e a estiagem na região Sul tem provocado na oferta de produtos alimentícios, especialmente os hortifrutigranjeiros. É importante destacar que a queda nos preços da carne bovina e do arroz foi fundamental para manter o valor da cesta básica estável em Cataguases.

No entanto, o índice mais estável neste mês não significa um alívio para o consumidor, mas sim que o valor da cesta se manteve em um nível bastante alto. Mesmo com a correção do salário mínimo, o valor da cesta básica continuou acima de metade do valor líquido desta remuneração, o que demonstra a continuidade de um impacto muito forte no orçamento das famílias assalariadas.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.