Valor da cesta básica aumenta pelo terceiro mês consecutivo em São Lourenço

A pesquisa do Índice da Cesta Básica de São Lourenço (ICB – FUSAL/UNIS) indicou elevação de 0,95% no mês de outubro comparado com setembro. Este é o terceiro mês consecutivo de alta no valor dessa cesta de produtos na cidade.

Desde o início da pesquisa em março deste ano, o índice já acumula alta de 11,61%. O levantamento é feito por meio da coleta de preços de 13 produtos componentes da cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade, usando a metodologia adotada nacionalmente pelo DIEESE.

No mês de outubro o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de São Lourenço é de R$598,52, correspondendo a 58,82% do salário mínimo líquido. Dessa forma, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa trabalhar 119 horas e 42 minutos por mês para adquirir essa cesta. Importante destacar que, desde o início da pesquisa, o valor da cesta básica na cidade representa mais da metade do salário mínimo líquido.

No período de setembro a outubro, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em São Lourenço, seis apresentaram alta dos preços médios: tomate, açúcar refinado, banana, café em pó, manteiga e pão francês. Sete produtos apresentaram queda nos preços: batata, farinha de trigo, arroz, feijão carioquinha, óleo de soja, carne bovina e leite integral.

Na pesquisa deste mês foi possível verificar que os preços da maioria dos alimentos estão sendo influenciados por questões como: o comportamento das safras, a seca, a demanda externa, os custos de produção e o câmbio desvalorizado. As projeções demonstram que, geralmente, nos últimos meses do ano podem ocorrer elevações na demanda por estes produtos. Tal fato necessita ser compensado com o aumento da oferta e disponibilidade interna destes produtos a fim de não prejudicar ainda mais o orçamento das pessoas.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.