Universitários de Varginha realizam projeto que prevê melhorias em casas de interesse social

Um projeto desenvolvido pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Sul de Minas tem aliado as teorias aprendidas em sala com a responsabilidade social. Intitulado “Projeto de Reforma em Habitação de Interesse Social”, o objetivo é propor melhorias em casas de pessoas com baixo poder aquisitivo e que moram em locais com problemas arquitetônicos.

Durante o semestre os estudantes selecionaram moradias em diversos pontos de Varginha e de outras cidades da região, pediram autorização aos moradores para conhecer as instalações, fizeram entrevistas para obter mais informações sobre número de moradores, trabalho, renda, afazeres e, a partir dos estudos, propuseram reformas para as casas. Não é somente a moradia que os alunos levam em conta. A família que mora na residência, na maioria das vezes, apresenta restrições econômicas importantes, e isso gera não apenas precariedade da moradia (rachaduras, goteiras, instalações mal conservadas, pouca iluminação e ventilação naturais etc.), mas má adequação dos espaços à estrutura da família, às vezes com muitas pessoas ocupando um mesmo cômodo.

Além de melhorar o local onde moram, as reformas previstas cabem no orçamento das famílias. “Nosso objetivo é mostrar que as obras feitas com auxílio de arquitetos e urbanistas garantem segurança, conforto e a valorização de seu patrimônio. O futuro profissional arquiteto pode se envolver um pouco mais com construções de cunho social, possibilitando a troca de conhecimentos e doação do resultado final do projeto, para que possa ser utilizado, norteando melhorias em sua estrutura física”, explica o coordenador do Projeto, Prof. Me. Christian Rocha.

A atividade tem trazido experiências enriquecedoras aos alunos. Thiago Souza é um dos estudantes que estão propondo melhorias numa dessas moradias. A casa escolhida por ele e seu grupo tem 5 moradores e 6 cômodos. “A gente vê de perto a situação e acaba se envolvendo com os moradores, que muitas vezes tem histórias muito pessoais com a casa. Isso faz com que o trabalho seja ainda mais detalhado”, explica.

O Projeto de Reforma em Habitação de Interesse Social faz parte do PIC, o Projeto Interdisciplinar de Curso, uma prática adotada em todas as Unidades do Grupo Unis e que permite ao aluno aplicar as teorias aprendidas durante o semestre.