Universitários de Nutrição apresentam trabalho para alunos do Ensino Médio

Os alunos do segundo período do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas elaboraram um trabalho sobre “Fibras e Aparelho Digestivo”. A apresentação aconteceu no dia 23 de novembro e foi realizada para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Deputado Domingos de Figueiredo, em Varginha.

A Coordenadora do curso, Prof. Ma. Érika Aparecida Azevedo Pereira explica que a atividade foi orientada pelo Prof. Alan Peloso, da disciplina Fisiologia Humana. “As fibras desempenham um papel muito importante para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a saúde. Desta maneira, devemos incluir esse tipo de alimento no dia a dia. A recomendação de ingestão de fibras é de 25 a 30 gramas/dia. (equivalente a duas colheres de sopa de Farelo de Aveia, por exemplo, combinado com alimentos integrais, legumes, verduras e frutas). Foi um encontro muito produtivo, os alunos participaram de forma ativa fazendo várias perguntas”, completou.

“Substituir o pão branco pelo integral, incluir cereais matinais em seu café da manhã, trocar o arroz e macarrão branco pelos integrais, consumir mais frutas, verduras e legumes ao longo do dia também são bons exemplos de como aumentar o consumo. As fibras só desempenham suas funções, com o auxílio da água, portanto é indispensável que a ingestão de líquidos fique em torno de 1,5 – 2 litros por dia, para evitar prisão de ventre e gases”, concluiu a Coordenadora do curso.