Unis realiza encontro com entidades socioassistenciais de Varginha e propõe criação de Conselho de Assessoria Social Especializado

Na última segunda-feira (30/01) a Chancelaria do Unis e o setor de Responsabilidade Social da instituição realizaram o I Café com Unis junto a representantes de diversas entidades socioassistenciais de Varginha.

O evento teve o objetivo de apresentar o trabalho da Chancelaria e da Responsabilidade Social do Unis às entidades. “A Chancelaria é a instância de representação do Unis junto à comunidade acadêmica, à sociedade civil, ao poder público e às universidades nacionais e internacionais parceiras. Junto à Responsabilidade Social e à Diretoria de Relações Institucionais, queremos aproximar cada vez mais o Unis das entidades e escutar suas demandas, para que possamos, juntos, promover um desenvolvimento completo para a comunidade em que atuamos de acordo com as suas necessidades reais”, explicou o Chanceler do Unis, Prof. Stefano Barra Gazzola.

Durante o evento foi também proposta a criação do Conselho de Assessoria Social Especializado (CASE), que busca aproximar a universidade da realidade social vivenciada pelas entidades, prestando assessoria, quando possível, com a finalidade de implantação de projetos, captação de recursos, soluções de problemas e conexões com os demais conselhos do Unis. “A criação desse conselho irá agregar o trabalho significativo que essas entidades já realizam, além de enfatizar o papel de Instituição Socialmente Responsável do Unis”, comentou a Assistente Social do Unis, Beatriz Rezende Rocha.

Em uma dinâmica já trabalhada pelo Unis através do Conselho Empresarial do Sul de Minas, do Conselho de Educação Básica do Sul de Minas e do Conselho Jurídico, o CASE vai trabalhar com reuniões periódicas envolvendo a presença de representantes das entidades. “Este é mais um movimento do Unis que busca reforçar a nossa missão, de empoderar gente para transformar realidades. Junto a essas entidades, seremos capazes de compreender a dimensão real dos problemas da nossa gente, e propor soluções viáveis e efetivas para as dores da nossa comunidade”, destacou em sua fala o Presidente do Grupo Unis, Prof. Luiz Carlos Vieira Guedes.

Para o Reitor da instituição, Prof. Felipe Flausino, essa é uma oportunidade para trazer um maior desenvolvimento social não só para Varginha e região, mas também para dentro do Unis, utilizando de todo o repertório científico e de conhecimento que o ambiente acadêmico produz diariamente, para propor melhorias para a comunidade em que atuamos de forma prática e colaborativa.

O próximo passo para a inauguração do CASE acontece na próxima quarta-feira, quando os representantes do Unis vão se reunir com conselhos comunitários de Varginha, para apresentar o projeto aos seus membros e engrandecer essa parceria.