Unis Pouso Alegre apresenta realidade universitária para jovens do Projeto Resgate

O bairro São João fica na cidade de Pouso Alegre, Sul de Minas. Com cerca de 30 mil habitantes, é considerado um dos mais populosos da cidade, por isso enfrenta problemas dos mais variados aspectos. O alto índice de usuários de drogas e carência de atividades culturais e educacionais são os maiores vilões.

Pensando em auxiliar as crianças e adolescentes que moram no espaço, os professores da Escola Estadual Professora Geraldina Tosta, que fica localizada no bairro São João, idealizaram um projeto que busca tirá-los das ruas, desenvolvendo, além do interesse pelos estudos, um trabalho que engloba valores éticos, civis e morais. Esse é o Projeto Resgate.

Para conseguir realizar o resgate desses jovens, a iniciativa promove encontros, debates e palestras que buscam motivar e orientar os participantes quanto à vida acadêmica, profissional e ao próprio convívio social. “Através das nossas ações nós pretendemos resgatar tanto os valores desses jovens, restaurando sua condição humana, quanto o interesse nos estudos buscando alavancar o rendimento escolar dos participantes e abrir portas para o seu futuro profissional”, explicou um dos idealizadores do projeto, Prof. Wesley Aparecido da Silva.

O Grupo Unis, que está presente em Pouso Alegre com uma unidade moderna e toda voltada para as Metodologias Ativas, firmou parceria com o projeto e abriu suas portas para que os participantes possam conhecer e se interessar por uma nova realidade, envolvendo estudo, pesquisa e orientação profissional. Os estudantes do Ensino Médio da Escola Geraldina Tosta poderão participar semanalmente de aulas de qualquer curso de graduação oferecido pela Instituição, além de receberem orientação vocacional oferecida por profissionais. Enquanto isso os alunos do Ensino Fundamental participarão de atividades lúdicas dentro da Faculdade.

É de suma importância despertar nos jovens o sonho. De forma geral a gente sabe que nas escolas públicas do Brasil o ensino está muito defasado, então não existe o interesse do aluno em querer aprender. Eu vejo como muito importante que esses jovens conheçam o espaço e a realidade de uma faculdade, principalmente quando ela apresenta metodologias de ensino diferentes e formas inovadoras de transmitir o conhecimento, que possam cativar esses adolescentes”, concluiu o Prof. Wesley.

Os estudantes terão a oportunidade de interagirem num ambiente moderno, que não possui carteiras nem quadros tradicionais. As Metodologias Ativas, um projeto pioneiro que o Grupo Unis vem desenvolvendo no Sul de Minas, aliam ensino, modernidade e atuação discente no processo de ensino-aprendizagem. Durante as aulas, além de acompanharem de perto a rotina de uma  faculdade, os estudantes terão contato direto com universitários, podendo esclarecer dúvidas e conhecer de perto mais detalhes sobre as mais variadas profissões. Já os estudantes do Ensino Fundamental participarão de atividade lúdicas no mesmo espaço, sempre no período da tarde.

As ações acontecerão 1 vez por semana. O primeiro encontro acontece nesta terça-feira, 03 de abril.