Unis divulga vencedores do Concurso Literário e da Mostra de Curtas-Metragens “REConto” realizados durante o Congresso Internacional

Durante o 8º Congresso Internacional do Grupo Unis e a X Semana de EaD, tivemos a realização de um Concurso Literário e do “REConto: Concurso e Mostra de curta-metragem”.

Com o objetivo de incentivar a escrita literária durante o Congresso, o curso de Letras promoveu um concurso literário com duas categorias: Minicontos e Poemas, recebendo obras diversas, de tema livre.

Enquanto isso, o “REConto” reuniu trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda dentro da disciplina Redação Publicitária na Comunicação Audiovisual, e de estudantes do Colégio Alpha, que fizeram os roteiros e as produções na disciplina Cinema e Literatura, ambas conduzidas pela Profa. Carina Adriele Duarte de Melo.

Acredito que a arte, além de nos humanizar, afina os nossos sentidos, pois amplia a visão (retirando muitas viseiras), aguça a escuta e aprimora o nosso falar. É através da arte, que sorrimos e  choramos com as personagens, trabalhamos a empatia e a sensibilidade em um mundo tantas vezes tecnicista.”, comentou a Profa. Carina.

Os curtas-metragens e textos literários foram avaliados por uma comissão técnica e receberam notas do público também. Os resultados foram:

Concurso de Curtas

1º lugar: “O Estripador” (Julia Beatriz da Silva, Miguel Elias da Silva Santana, Maria Fernanda Benetolo Brasil)
2º lugar: “A princesa salva a si mesma neste curta” (Alberto Borges Morais, Ana Luiza Tavares Motta, Anna Giulia Assis dos Santos Rodrigues de Morais)
3º lugar: “Diário de uma Universitária: A primeira pensão que morei” (Ana Clara Duarte e Paloma dos Santos Reghin)

Concurso Literário – Poemas

1º lugar: “N SEI OQ ME INTERESSA MAIS” (Igor dos Santos Alves)
2º lugar: “Ainda ontem” (Avani Grandi Pereira)
3º lugar: “A escolha ótima” (Adriana Silva Tavares)

Concurso Literário – Minicontos

1º lugar: “Microconto pessimista” (Amanda Carvalho Izidoro)
2º lugar: “Acaso” (Luciane Madrid Cesar)
3º lugar: “Memórias em branco” (Rebecca Damasceno Souza)

A entrega dos troféus e certificados será na quarta-feira, dia 06/07, às 14h, no Colégio Alpha.

Confira abaixo as impressões de alguns dos avaliadores dos concursos:

“Parabéns a todos os estudantes que trabalharam para fazer os curtas, em geral, ficaram muito bons de se assistir! Alguns me despertaram emoções e me prenderam durante o enredo de uma forma em que eu não estava esperando. A criatividade para a escolha dos temas, elaboração das gravações e uso de recursos visuais para descrever o que a história conta foram interessantes.”

“Fiquei surpreso com ‘O Estripador’, fantástico, construíram bem os personagens, a história, troca de cenas. Muito bom!”

“Excelentes produções. A criatividade foi o ponto alto. A produção do curta ‘A princesa salva a si mesma’ surpreendeu.”

“Todos os poemas e contos são muito bons e poderiam ocupar as primeiras posições. Parabéns aos autores!”

“O ‘Microconto pessimista’ e o poema ‘Ainda ontem’ são obras lindas, tocantes, singelas e especiais.”