Turma de Ciência da Computação do Unis discute sobre a relação humano-máquina com o Psicólogo Russo Patrakov

Na última quinta-feira (23/11), os alunos de Ciência da Computação do Unis interagiram com o Psicólogo russo, especializado na área cognitiva e social, pesquisador dos fatores humanos e sociais da inovação, internet e ambientes digitais, Chefe do Laboratório e Professor Associado do Departamento de Inovação da Universidade Federal dos Urais, Prof. Eduard Patrakov.

“Patrakov nos proporcionou um ambiente muito legal. Segundo ele, os profissionais de tecnologia têm uma relação profissional com o computador, com o meio digital, mas outras pessoas, incluindo crianças e outros profissionais, acabam criando uma relação muito próxima e transferem a vivência social das relações humanas para o humano-máquina e não conseguem ter a mesma eficiência. Ele falou que crianças de 3 a 4 anos, que convivem fora das telas, conseguem ter 10 expressões de emoção, enquanto que as que convivem com elas desde cedo, têm de 3 a 5 expressões emocionais, ou seja, a relação humano-humano, além de mais intensa, cria no cérebro uma percepção muito mais profunda da realidade. Outro assunto abordado foi o Burnout. Vivemos um momento complicado, em que muitos desenvolvedores sofrem com problemas mentais, acontece com frequência. É importante entender este momento e quando ele vai acontecer para que se possa fazer algo antes, evitando a estafa mental”, disse Alberane Lúcio, coordenador dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Grupo Unis.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos