Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos do Unis são publicados em livros e financiados pelo CNPQ

Ao longo do ano de 2020, diversos Trabalhos de Conclusão de Curso, de todas as graduações do Grupo Unis, foram orientados por nossos professores e apresentados por nossos alunos.

Alguns destes trabalhos receberam destaques externos também, sendo publicados como capítulos de livros e financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No curso de Pedagogia, três TCC foram publicados no livro “Tempo de Escrita V: cidades e sociedades literárias”, de Jorge Eduardo Magalhães de Mendonça e Luciano Mendes Saraiva, nos capítulos: “Zona de desenvolvimento proximal: o caminho para uma prática pedagógica interacionista e uma aprendizagem significativa” (de autoria de Lavínia Oliveira Silva e Scheilla Guimarães de Oliveira); “As inteligências múltiplas e o processo ensino/aprendizagem” (de autoria de Elisa Bonifácio Ribeiro Terra e Scheilla Guimarães de Oliveira); e “A construção das relações de gênero e suas influências nas práticas pedagógicas e escolha profissional de homens e mulheres” (de autoria de Mariana Borges Martins e Terezinha Richartz).

Nesta mesma obra, dois TCC dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda foram publicados, nos capítulos: “Jornalistas negros: racismo estrutural e a cultura da violação dos Direitos Humanos” (de autoria de Thais Aparecida dos Santos e Terezinha Richartz); e “Análise do discurso publicitário: o discurso como meio de hibridização da publicidade” (de autoria de Alinne Maria Faria Ramos e Carina Adriele Duarte de Melo).

Enquanto isso, o livro “Tempo de Escrita VI: Cultura, Literatura e Sociedade”, de Douglas Marques Luiz, contou com mais quatro TCC de alunos do Unis publicados. Dois trabalhos do curso de Pedagogia, nos capítulos: “Metodologias ativas e recursos digitais: possibilidades para uma educação inovadora” (de autoria de Larissa Alvarenga de Souza e Vânia de Fátima Flores Paiva); e “Pedagogia social enquanto instrumento integrador de uma educação transformadora” (de autoria de Thiago da Silva Carvalho e Vânia de Fátima Flores Paiva). E dois trabalhos do curso de Jornalismo, nos capítulos: “Colônia Santa Fé: os resquícios da hanseníase que ainda pairam sobre corpos saudáveis” (de autoria de Nathália Cássia de Melo e Lucas Rosa Paiva); e “O deboche em forma de arte: o trans como alvo nas telenovelas” (de autoria de Filipe Ferreira de Aguiar e Terezinha Richartz).