Superintendente Executivo do Grupo Unis participa do projeto “Histórias de Sucesso”

O setor de Gestão de Pessoas do Grupo Unis promoveu a quarta edição do projeto “Histórias de Sucesso”. Desta vez, o Superintendente Executivo do Grupo Unis, Prof. Alan Sales da Fonseca, foi o convidado escolhido para conversar sobre sua trajetória.

O Prof. Alan iniciou sua fala elogiando a ação e o setor responsável, por permitir um conhecimento mais específico de pessoas com as quais os outros colaboradores não possuam uma convivência diária. “A nossa história de vida abrange muita coisa, fatores pessoais, profissionais, e a soma de todas essas questões é o que nos faz atingir um ponto almejado na vida”, iniciou o professor.

Após a fala de abertura, o Superintendente comentou sobre o atual momento da Instituição. “Nós estamos no Unis, uma instituição viva demais, sempre em movimento, principalmente nesta etapa de Vestibular. E é justamente isto que mais me motiva a trabalhar aqui. Apesar das metas e da programação, sempre surge uma oportunidade diferente, algo novo que nos desafia, e faz com que o aprendizado seja constante.

“Hoje estou como Superintendente Executivo, e trabalho com o objetivo de gerar estabilidade na Instituição, seja na equipe com a qual trabalho, diretamente ou indiretamente, seja na questão financeira do Grupo”, afirmou.

Na sequência do bate-papo, o Superintende discorreu sobre sua trajetória. “A gente só chega em algum lugar se tiver vontade, o primeiro passo é querer. Vim de família humilde, comecei a trabalhar aos 11 anos de idade, como office boy em um escritório de contabilidade. Até hoje não parei de trabalhar, estive sempre querendo algo mais. Trabalhei por quase 7 anos neste escritório, que me forneceu um bom conhecimento das atividades voltadas à contabilidade. Depois desse momento eu consegui entrar em uma multinacional, aqui em Varginha, onde permaneci por 10 anos. Sempre buscando novas oportunidades e conhecimentos. Entrei nessa empresa como estagiário e saí como Superior Financeiro, isso devido ao meu esforço e busca pelas oportunidades”, comentou.

“Quando criança eu não pensava em largar os estudos, queria me destacar, dar uma vida melhor para minha família. Cursei Economia na faculdade, buscando conciliar trabalho e estudos. Conclui a faculdade e iniciei a pós-graduação com uma bolsa de estudos integral que conquistei por honra ao mérito”, explicou o Prof. Alan.

O Superintendente Executivo comentou ainda sobre como ingressou no Grupo Unis. “Cheguei no ano de 2006, como professor de Economia no curso de Secretariado. Dar aula pra mim foi um grande desafio, pela dificuldade em falar em público, principalmente. Percebi então que deveria melhorar esses quesitos a cada dia, e assim encarei o desafio. Em 2007 surgiu a oportunidade de atuar na área administrativa do Unis, que possuía uma necessidade de auxílio no controle financeiro”, pontua.

Fonseca concluiu sua fala comentando sobre suas características pessoais e motivações que o levaram ao posto que ocupa hoje. “Tenho uma característica de não conseguir ficar parado, o que me satisfaz é aumentar meus conhecimentos, me atualizar, e de alguma forma fazer a diferença na vida de alguém, não fazer a diferença tira o sentido dos objetivos. Antes de ocupar o posto de Superintendente Executivo eu atuei na Gerência e Diretoria da Instituição, fui capaz de conduzir a equipe de maneira satisfatória, mantendo as relações harmoniosas e ouvindo as questões individuais da equipe. Todos enfrentam momentos difíceis, desvalorização, não é fácil, mas não podemos perder o foco. Sempre gostei de trabalhar de forma colaborativa, o que nos permite enxergar as dificuldades da equipe de maneira empática. Devemos derrubar as barreiras que existem nos relacionamentos sociais, e buscarmos, juntos, prosperar em nossos objetivos”.

O Prof. Me. Mailson Alan também foi convidado a partilhar sua trajetória com o grupo presente. “Eu estudava filosofia em Campinas em 2010, e conhecia alguns professores do Unis, com os quais mantive contato. Em 2011 comecei pós-graduação a distância aqui enquanto trabalhava como professor estadual. Em 2012 recebi a proposta de vir trabalhar no Unis, comecei na GEAD como tutor, iniciando no mesmo ano, outra pós-graduação na área de negócios. Em 2013 comecei a atuar como professor a distância na Instituição. Um ano depois iniciei meu mestrado, que foi concluído no ano passado. Comecei os estudos no curso de administração no ano de 2015, que me ofereceu também a oportunidade de ir para a Hungria como parte do programa de Mobilidade Acadêmica realizado pelo Unis. Hoje ministro aulas de pós-graduação e presenciais também. O Grupo está em constante mudança, e o mundo exige esse perfil”, finalizou.

O evento aconteceu no dia 09 de junho na Cidade Universitária.