Startup Maker: terceira edição do evento apresenta protótipos para soluções agronômicas e sustentáveis

Startup Maker

No mês de julho a Cidade Universitária do Grupo Unis se transformou em um palco de disseminação de ideias inovadoras, recebendo o Startup Maker, um evento que ofereceu à comunidade de Varginha e região a oportunidade de usufruir de 12 horas de conteúdo intenso e atividades focadas em prototipação, tecnologia, inovação, criatividade, entretenimento e empreendedorismo.

A terceira edição do Startup Maker contou com a participação de 60 alunos, entusiastas da tecnologia, empreendedorismo e inovação, além de participantes do Concurso Inova Unis. O evento segue uma metodologia de desenvolvimento de ideias conhecida como Lean Startup, que parte de uma ideia de solução de um problema até a criação do produto físico. Ao final do evento foram desenvolvidos 17 protótipos.

Os alunos foram organizados em equipes e mentorados por especialistas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento de Minas Gerais, do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa, da Universidade Federal de Viçosa (Centev / UFV), Liga Ventures (aceleradora de startups) e gestores de empresas regionais.

Ao final do Startup Maker, os projetos apresentados e desenvolvidos foram avaliados, sendo três deles escolhidos como os vencedores do evento. Em primeiro lugar, ficou a equipe “Feito de café”, composta pelos alunos Matheus Sousa, Reinalto Junior, Yuri Vilela e Willian Garbato, foi responsável por desenvolver protótipos para automatização da lavagem de café. A equipe “Agrônomas sustentáveis”, formada por Pâmella Silveira e Rebeca Dominguete, desenvolveu uma metodologia de fermentação de café padronizada, e que permite ao produtor de café obter um produto com bebida qualificada e preços diferenciados no mercado de cafés finos. Em terceiro lugar a equipe “BlackMotion”, dos alunos Opseliçandro Sousa, Helcar Brito e Etelvina Massetula, apresentaram um produto que reduz o consumo de água, distribui de maneira equitativa a água, e racionaliza em caso de escassez.

Os projetos não param aqui, os protótipos continuam sendo acompanhados e serão apresentados novamente no mês de setembro, na Feira de Inovação, em mais uma etapa de avaliações do Concurso Inova Unis.

O Grupo Unis agradece aos patrocinadores que acreditam na educação, e tornam possível o desenvolvimento de atividades inovadoras em nossa região: Cresça Mais, Setion Group, ACIV, C3Tech, IpHosting, Astro das Rações, Dom Vicente culinária saudável, Bonfim, Frutty Refrigerantes e Mais Empresas consultoria empresarial.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos