Startup Maker conta com 130 participantes e lançamento inovador em Varginha

Nos dias 15 e 16 de setembro foi realizado na Cidade Universitária o Startup Maker. O evento reuniu 130 pessoas divididas em 25 equipes formadas por alunos do Grupo Unis e pela comunidade em geral, com a finalidade de entregar um protótipo inovador e viável comercialmente.

Para isso, foi inaugurado também no dia 15 a estrutura do Unis Maker, o primeiro laboratório digital de Varginha, que permitiu às equipes um novo ambiente propício para criatividade, com muitas ferramentas e tecnologia. Também, toda a estrutura laboratorial da Cidade Universitária e do campus I ficou disponível às equipes.

O que se viu, foram vários ambientes em que no final de semana estão vazios, dessa vez, estavam cheios de alunos e mentores para trabalhar as ideias”, comentou o Prof. Fabrício Pelloso. O evento contou com a presença e avaliação de um corpo de jurados bastante qualificado: Anderson de Souza Martins (Presidente da ACIV), Eduardo Carvalho (Professor do CEFET-MG), Alan Godoi (Professor do Grupo Unis), Hélio Lemes (Professor da Unifal-MG) e Richard Hernani.

Foram mais de 36 horas de muito empreendedorismo, trabalho em equipe, desafios e muito networking. Ao final do evento três equipes foram premiadas pelos protótipos apresentados. Os campeões da etapa, que trouxeram a proposta “Lixeira Inteligente”, receberam um registro de patente e uma vaga para utilizar o espaço Coworking do Grupo Unis, presente no Via Café Garden Shopping. “Utty Baby” e “Tô Grávida” que alcançaram, respectivamente, o segundo e terceiro lugar na disputa, foram premiados com cursos voltados para inteligência artificial, além de troféus e medalhas.

A equipe vencedora propôs soluções para a população descartar lixo no lugar correto, enquanto a “Utty Baby” buscou apresentar soluções para bebês prematuros, e a terceira equipe sugeriu um aplicativo para interação entre mulheres grávidas.

No mês de outubro o Concurso Inova Unis 2018 entra em sua etapa final, a validação, onde serão avaliados fatores técnicos e práticos dos projetos como interação com a comunidade, feedback, ajustes e comercialização. Em novembro, será realizada a Feira de Inovação, que apresentará os projetos finalistas e os grandes vencedores do Concurso Inova Unis 2018.