Silvicultura, Legislação Agrária e Extensão Rural são temas de aula integrada do curso de Engenharia Agronômica

No dia 23 de outubro foi realizada uma aula-palestra no Anfiteatro da Cidade Universitária com o Prof. Valentim, Prof. Roberto e Profa. Paula Rachel que envolveu as disciplinas de Silvicultura, Legislação Agrária e Extensão Rural do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário do Sul de Minas.

Dentro da disciplina de Silvicultura está sendo ministrado o conteúdo de implantação florestal, cujo objetivo final é a montagem de uma cartilha de “Implantação Florestal”. O primeiro tópico a ser abordado na construção desta cartilha foi: escolha da área para implantação de uma floresta comercial, monocultura.

Para tanto, existem muitos tópicos a serem, notoriamente, observados, como: topografia, solo, clima, finalidade, qualidade genética e outros. Além disso, dentro da escolha da área o responsável técnico tem que ter conhecimento das normas ambientais, que recaem sobre este tema. No entanto, o tema é muito complexo e amplo e exige um conhecimento especifico dentro da área.

Para conseguir superar essa dificuldade foi pedido aos alunos da disciplina que fizessem estudos de casos reais. Ou seja, cada grupo buscou propriedades reais e realizaram um diagnóstico para escolher a melhor área, dentro da propriedade eleita, para implantar um plantio florestal comercial, como uma consultoria.

Após a conclusão dos trabalhos, foi feito um convite ao Prof. Valentim, especialista em Direito Ambiental e ao Prof. Roberto, auditor do CREA-MG, para sanar as dúvidas, com relação às normas ambientais, que os consultores tiveram na realização de seus relatórios de consultoria.

Acredito que foi uma iniciativa que deu certo diante da excelente receptividade dos alunos. O tempo de aula esgotou, o auditório permanecia cheio e com os alunos ainda perguntando, indicando esta aprovação”, concluiu o Coordenador do curso, Prof. Gustavo Rennó.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos