SemeAd 2020: Professores do Grupo Unis apresentam estudo sobre traços culturais do brasileiro e a resistência na implantação de sistemas de informação

Entre os dias 25 e 27 de novembro acontece a edição de 2020 dos  Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (SemeAd). Um evento científico organizado anualmente que tem um importante papel no intercâmbio e discussão da produção científico-tecnológica desenvolvidas na área de administração no Brasil e no Exterior.

Os professores do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis Rodrigo Franklin Frogeri, Liz Áurea Prado, Fabricio Pelloso Piurcosky e Pedro dos Santos Portugal Júnior desenvolveram o artigo “Traços culturais do brasileiro e a resistência na implantação de sistemas de informação: proposta de um modelo teórico”, que foi aprovado para apresentação no SemeAd 2020.

De acordo com os pesquisadores, considerando a crescente necessidade das empresas por sistemas de informação, o elevado número de insucessos na implantação desses sistemas e as particularidades dos traços culturais do brasileiro, observa-se um cenário que suscita por uma compreensão mais profunda sobre o fenômeno da resistência à implantação de SIs, sendo definida a seguinte pergunta: como os traços culturais do brasileiro podem influenciar na resistência à implantação de SIs? 

O objetivo do estudo é propor um modelo teórico que represente a influência dos traços culturais do brasileiro na resistência à implantação de SIs. “Três traços culturais do brasileiro (personalismo, aceitar normas e regras, e evitar embates) foram observados como passíveis de influenciar negativamente em três fatores de resistência (insegurança ontológica, falta de conhecimento, e processamento seletivo). Enquanto a maioria dos traços culturais do brasileiro foram observados como elementos amplificadores dos fatores de resistência à implantação de um SI”, concluem os pesquisadores.

Mais informações sobre o SemeAd 2020 podem ser encontradas clicando aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos