Segundo encontro do ano do CEBSUL reúne diretores e supervisores escolares em debate sobre competências socioemocionais

No dia 14 de setembro as principais lideranças da educação básica da região se reuniram na Cidade Universitária, para o segundo encontro do Conselho de Educação Básica do Sul de Minas (CEBSUL) em 2022.

O evento visa disseminar as boas práticas, os desafios e as inovações realizadas dentro da rede básica de ensino, com o objetivo de desenvolver nossa região. O segundo encontro deste ano do CEBSUL trouxe uma palestra com o tema “Competências socioemocionais: os espaços e tempos de ensinar e aprender na escola pós-pandemia”, ministrada pela Professora Suellen Patareli Miragaia.

Cerca de 50 pessoas, entre as Secretárias Municipais de Educação de Varginha, Santana da Vargem e Três Pontas; os diretores dos colégios mantidos pelo Grupo Unis (Alpha, Travessia, Nova Geração e CRA); o Núcleo de Educação Básica do Grupo Unis; e diretores e supervisores de escolas públicas e privadas de cidades da região, estiveram presentes no encontro.

Em sua fala, a Profa. Suellen trouxe reflexões sobre os impactos causados pela pandemia nas questões socioemocionais, tanto de alunos quanto de professores, bem como os efeitos refletidos nas relações entre escolas e a sua comunidade acadêmica como um todo, reforçando a importância de valorizar o envolvimento das famílias em cenários como este.

“Encontros como este são essenciais para a evolução da nossa comunidade acadêmica, através da troca de experiências e dos conhecimentos compartilhados por essas grandes lideranças, em prol do desenvolvimento da nossa região e do nosso ensino. As competências socioemocionais são prioridades nos Colégios do Grupo Unis, e debater esse tema é uma questão urgente para nossos alunos e professores, para que possamos envolver cada vez mais a nossa comunidade na superação desses grandes impactos que a pandemia deixou na área educacional”, concluiu a Diretora do Núcleo de Educação Básica do Grupo Unis, Mariana Eugênio Germano.

Sobre o Conselho de Educação Básica

Criado em agosto de 2018, o CEBSUL busca proporcionar às lideranças da educação básica do Sul de Minas um momento de aprendizado com palestras e também incitar debates e discussões quanto às melhores práticas a serem adotadas no ensino.

Os encontros periódicos do Conselho visam, junto a diretores, supervisores e autoridades regionais, disseminar as boas práticas, os desafios e as inovações realizadas dentro da rede básica de ensino, com o objetivo de desenvolver nossa região.