Receita Federal e Unis inauguram primeiro NAF Aduaneiro do Sul de Minas

Na terça-feira dia 23/02, a Receita Federal e o Grupo Educacional Unis inauguram o primeiro NAF Aduaneiro do Sul de Minas. A inauguração acontecerá às 11 horas no Centro Universitário do Sul de Minas – Campus 1, situado à Rua Coronel José Alves, nº 256, Vila Pinto em Varginha.

O objetivo do NAF Aduaneiro ou NAF/COMEX, como também é chamado, é contribuir para que o microempreendedor individual (MEI) e o cidadão hipossuficiente possam exportar seus produtos e auxiliar também na importação, além de outras demandas relacionadas ao comércio exterior. A previsão é que o NAF/Aduaneiro no UNIS inicie seus atendimentos em 15 de março.

O Delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro destacou a importância do NAF Aduaneiro para a sociedade. “A criação do primeiro NAF Aduaneiro no sul de MG tem como objetivo auxiliar a população da região. Esse núcleo de atendimento será de suma importância para auxiliar pequenos produtores rurais, entre eles, apicultores, fabricantes de cachaça e de cerveja, e até mesmo artesãos, visando a expansão dos seus negócios. A grande vantagem dessa parceria é que não tem nenhum ônus para a sociedade. Além disso, essa parceria só tem pontos positivos, principalmente para os pequenos produtores que terão o auxílio dos alunos de comércio exterior, sem nenhum custo”.

A parceria para implantação do NAF foi firmada no dia 18 de dezembro, com a ampliação do Acordo de Cooperação do NAF, assinado em 18/10/2017, para atuação a partir de 2021 também no comércio exterior.

Estarão presentes na inauguração o delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro; o delegado adjunto da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha e como representantes do Unis: Prof. Stefano Barra Gazzola, Presidente do Grupo Unis e Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas; Prof. Ricardo Morais Pereira, Pró-Reitor Acadêmico; Prof. Felipe Flausino de Oliveira, Chefe de Gabinete; Prof. Gustavo Flausino de Oliveira, Coordenador de Núcleo de Graduação; Prof. Dimas Almeida dos Reis, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis; Prof. Rodrigo Braga Faria, Coordenador do Programa PEIEX.

Sobre o NAF

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma parceria da Receita Federal do Brasil (RFB) com as Instituições de Ensino Superior (IES), que visa disponibilizar orientação tributária e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Constitui-se também como importante elemento da prática profissional para os alunos de ciências contábeis e comércio exterior.

Promovem uma interação maior entre a RFB, as Instituições de Ensino, os alunos e a sociedade, propiciando, por meio da cooperação mútua, através de um Acordo de Cooperação, a qualificação de futuros profissionais contábeis e de comércio exterior, e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes hipossuficientes, com vista ao fortalecimento da imagem de ambos (RFB e IES) perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributária e cidadania.

NAF Unis Varginha

O NAF do Unis vinculado ao curso de Ciências Contábeis realizou 41.823 atendimentos no ano de 2020, que correspondem a 28,11% dos atendimentos totais realizados no país. O NAF Aduaneiro será vinculado ao curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos