Projeto Nossa Cidade: em novembro acontece o II Encontro do Clube do Livro Unis

No mês de setembro, aconteceu a segunda atividade do Projeto Nossa Cidade, com o I Encontro do Clube do Livro Unis. Realizado com o objetivo de  incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da literatura, aumentando, consequentemente, o repertório e capacidade de argumentação dos participantes, o encontro se aprofundou na obra “A revolução dos bichos”, de George Orwell.

Agora, em novembro, acontece a segunda edição do nosso Clube do Livro. Programado para o dia 21 de novembro, a partir das 15h, o encontro será realizado desta vez no Set Café Coworking, localizado na Rua Guilherme Francisco Zanatelli, 83, Santa Luiza, em Varginha.

Nesta edição, os colaboradores são convidados a debater sobre a obra “A Sociedade do Cansaço”, de Byung-Chul Han. Confira a sinopse do livro:

“Os efeitos colaterais do discurso motivacional, O mercado de palestras e livros motivacionais está crescendo desde o início do século XXI e não mostra sinais de desaquecimento. Religiões tradicionais estão perdendo adeptos para novas igrejas que trocam o discurso do pecado pelo encorajamento e autoajuda. As instituições políticas e empresariais mudaram o sistema de punição, hierarquia e combate ao concorrente pelas positividades do estímulo, eficiência e reconhecimento social pela superação das próprias limitações. Byung-Chul Han mostra que a sociedade disciplinar e repressora do século XX descrita por Michel Foucault perde espaço para uma nova forma de organização coercitiva: a violência neuronal. As pessoas se cobram cada vez mais para apresentar resultados – tornando elas mesmas vigilantes e carrascas de suas ações. Em uma época onde poderíamos trabalhar menos e ganhar mais, a ideologia da positividade opera uma inversão perversa: nos submetemos a trabalhar mais e a receber menos. Essa onda do ‘eu consigo’ e do ‘yes, we can’ tem gerado um aumento significativo de doenças como depressão, transtornos de personalidade, síndromes como hiperatividade e burnout. Este livro transcende o campo filosófico e pode ajudar educadores, psicólogos e gestores a entender os novos problemas do século XXI.”

Para participar do II Encontro do Clube do Livro, faça a sua inscrição até o dia 31/10, clicando aqui.

O que é o Projeto Nossa Cidade?

Idealizado pelo Escritório de Projetos do Unis, com apoio do departamento de Recursos Humanos, “Nossa Cidade” foi pensado como um projeto de integração cultural dos colaboradores e professores ao ambiente da Cidade Universitária, com o objetivo de contextualizar os espaços físicos da Cidade às necessidades e desejos atuais das pessoas que a habitam, propiciando oportunidades de socialização e conhecimento aos participantes, além de incentivar o empreendedorismo como forma de melhoria de renda.

A partir desse conceito, colaboradores e professores de todos os níveis de ensino do Unis vão participar de uma série de eventos, entre abril e novembro, realizados na Cidade Universitária e voltados à integração aos nossos espaços.