Projeto Levante Sul de Minas busca integrar e reativar o turismo no Sul de Minas

O turismo foi uma das atividades mais prejudicadas na pandemia de Covid-19, somente no Sul de Minas existem 504 agências de turismo, 242 operadores turísticos, 354 hotéis, 7.548 bares, 10.955 lanchonetes e 473 companhias de teatro, que foram impedidos de realizar suas atividades ou tiveram que reduzir drasticamente sua operação nos anos de 2020 e 2021, conforme dados do GEESUL (Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas Gerais). Segundo dados da ABRASEL e SEHAV, mais de 90% das empresas do setor tiveram que recorrer a empréstimos para sobreviver a este momento.

Considerando que as cidades sul mineiras possuem vocações turísticas diversas e abundantes, que vão de cachoeiras, parques, lagos, grutas, igrejas históricas, picos, entre outros, o projeto Levante Sul de Minas decidiu contribuir para o planejamento de retomada do setor e na divulgação dos pontos turísticos locais.

Assim surgiu o projeto Mapa do Turismo do Sul de Minas, com foco na reativação turística local e desenvolvimento das cidades; listar os principais pontos turísticos das 155 cidades do Sul de Minas; criação e divulgação de plataforma online com Mapa interativo; estimular as rotas integradas de turismo entre as cidades; realizar divulgação integrada na mídia com diversos players. Todo projeto é 100% gratuito para as cidades e usuários.

O primeiro passo foi entrar em contato com as secretarias de turismo das 155 cidades que compõem o Sul de Minas e convidá-los a cadastrar os pontos turísticos de suas cidades em um formulário que se transformou em um mapa interativo. Deste contato foram listados 350 atrações turísticas de 71 cidades, sendo: 26 parques, 6 teatros, 85 cachoeiras, 106 pontos turísticos, 21 museus, 54 igrejas, 4 estádios, 3 feiras, 2 gruta, 10 lagos, 4 Shoppings Centers, 2 teleféricos, 3 zoológicos, entre outros tipos de atrações. A listagem dos pontos turísticos pode ser acessada clicando aqui.

Posteriormente foi realizada uma reunião online com os secretários de turismo da região para debate sobre experiências de sucesso sobre o turismo em suas cidades, abertura de networking, dicas para modernização da organização das atividades turísticas e disponibilizado um plano de ação de retomada das atividades. A reunião teve a presença do Prof. Stefano Barra Gazzola, reitor do Centro Universitário do Sul de Minas e líder do Projeto Levante, além do coordenador do projeto Guilherme Vivaldi.

O passo seguinte será uma live no Instagram entre o Levante Sul de Minas e dois perfis especializados em turismo na região, o Mochileiros de Minas e O Que Fazer Sul de Minas, que juntos somam mais de 80 mil seguidores. A live acontecerá no dia 13 de maio às 20h, e os convidados vão trazer dicas de rotas turísticas na região e de como aproveitar ao máximo as riquezas de nossa região.

O projeto segue com o cadastro dos pontos turísticos e no trabalho de capacitação e networking com as cidades do Sul de Minas.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

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