Projeto do curso de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo/Unis elabora ações voltadas para pessoas em situação de rua em São Lourenço

Anualmente a Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) promove a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, com o objetivo de mostrar à sociedade a importância da responsabilidade social do ensino particular.

O evento tem como objetivo geral organizar, anualmente, nas instituições e/ou em espaços escolhidos por elas, uma mostra de suas ações, isto é, expor os seus feitos nos projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano.

Como parte dessa campanha a Faculdade Victor Hugo/Unis, que participou de todas as edições do evento recebendo o selo de Instituição Socialmente Responsável, irá apresentar o projeto: “Moradores de rua da cidade de São Lourenço”.

O Prof. Alfredo Carnevali Motta, coordenador do curso de Pedagogia da FVH elencou o Projeto para participar da Campanha juntamente com os alunos do curso. O objetivo deste projeto é identificar e descrever a situação desses indivíduos na cidade. O que se pretende é investigar os motivos que levaram essas pessoas a terem a rua como moradia; quais são suas necessidades e quais órgãos públicos e privados podem elaborar ações para mudar essa realidade em São Lourenço.

Este estudo baseia-se em evidenciar a importância das ações de políticas públicas e privadas para melhorar a qualidade de vida desses moradores de rua que são excluídos da sociedade. Evidentemente que por São Lourenço ser uma cidade turística, este estudo trará benefícios à região”, explicou o Prof. Alfredo.

Os alunos estão fazendo uma pesquisa com os moradores de rua que se sentem à vontade para falar sobre sua realidade. “Ao final da pesquisa e respectivas tabulações haverá uma reunião com representantes dos poderes públicos, sociedade civil e alunas do curso de Pedagogia da FVH, para elaborar ações de combate a esta realidade em nossa cidade”, ressaltou o Prof. Alfredo.

Incentivar o corpo docente e discente para esta campanha é fundamental, pois através dela conseguimos cada vez mais mostrar a importância da responsabilidade social no ensino particular”, concluiu o Prof. Alfredo.

A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular promovida pela ABMES terá sua culminância entre os dias 17 e 22 de setembro.