Projeto de Universitários propõe revitalização de áreas públicas

Quando se pensa em revitalização urbana, qual a primeira profissão lhe vem à sua mente? Existem profissões especializadas nesse propósito, mas ideias novas podem surgir de outras vertentes também. O desafio foi lançado aos estudantes de Publicidade e Propaganda que, através do PIC (Projeto Interdisciplinar de Curso), propuseram reformas em espaços urbanos.

Intitulado “Revitalização Urbana: Um olhar na concepção da Publicidade e Propaganda”, o objetivo foi retratar áreas degradadas em Varginha e região e propor melhorias através de projetos de revitalização, utilizando dos conhecimentos comunicacionais. Um novo layout foi proposto através da análise de ambiente, da criação publicitária e de um plano de apoio e patrocínio.

Orientados pelos professores, os universitários foram a campo colher informações de áreas degradadas e abandonadas e que fosse viável a aplicação na prática de todo o conteúdo teórico assimilado. “Foram utilizadas fotografias para comparação, desenvolvimento de uma proposta de alteração do local e desenvolvimento do plano de marketing. Ao final, após todas as análises, os grupos realizaram as apresentações com as propostas de revitalização, planos de apoio e patrocínio de empresas de Varginha e região para a execução das obras”, explica o Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, Prof. Me. Adriano Gadbem.

Após as apresentações, o objetivo agora é coloca-los em prática. “Nossa ideia é oferecer os projetos à sociedade,  administração pública e ao mercado para que, com seus recursos financeiros, possam executar as obras e tornarem-se responsáveis pela manutenção das áreas revitalizadas. Um exemplo é a Praça da Mina. O projeto que recebeu o nome de ‘O Barco’ já possui interessados em sua execução”, relata.

O Projeto “Revitalização Urbana: Um olhar na concepção da Publicidade e Propaganda” faz parte do PIC, o Projeto Interdisciplinar de Curso, uma prática adotada em todas as Unidades do Grupo Unis e que permite ao aluno aplicar as teorias aprendidas durante o semestre.