Projeto da FIC irá realizar ações de Natal com a APAE e de incentivo à leitura

O projeto Doe Felicidade implementado na Instituição desde 2011 tem por objetivos: promover o empreendedorismo social e a responsabilidade social universitária, conceitos que são discutidos com os alunos no decorrer da elaboração e discussão das ações. A cada ano, os estudantes se tornam protagonistas deste projeto que envolve ainda professores, empresários e a comunidade.

Ao longo desses seis anos foram implementadas ações para diferentes instituições, tais como: APAE; Lar São Vicente de Paulo; Lar São Francisco; Creche SOS; Casa da Criança; e Brinquedoteca do Hospital de Cataguases. Em 2017, foi iniciada uma transição das ações de filantropia para efetivamente promover a responsabilidade social. O objetivo é plantar sementes para um futuro mais promissor e feliz para nossas crianças, e acreditamos que a leitura possa ser este instrumento transformador.

A partir dessa premissa elaboramos nosso lema para 2017: “Ler & Inspirar & Sonhar & Aprender”. Trabalharemos, portanto em duas ações, a Festa de Natal para as crianças da APAE e o projeto de Leitura nos Bairros.

A tradicional festa de Natal para as crianças da APAE está prevista para ocorrer no dia 11 de dezembro, no Espaço de Festa Manto Verde. Essa ação possibilita uma interação entre nossos alunos e as crianças da APAE. Acreditamos que esse contato é singular na formação cidadã de nossos alunos, pois o carinho e a gratidão das crianças constitui uma das maiores recompensas dessa ação.

O projeto de leitura nos bairros é uma nova ação que tem a responsabilidade social como principal objetivo. O projeto está dividido em dois momentos distintos: o primeiro momento envolverá a elaboração de um livro de histórias infantis com temas voltados para cidadania, valores e empreendedorismo mirim. O livro reunirá histórias escritas por alunos de nossa instituição, professores, alunos da comunidade cataguasense e convidados especiais.

O segundo momento do projeto está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2018, onde alunos do curso de pedagogia promoverão a contação de histórias nos bairros da cidade de Cataguases, nestes dias serão distribuídos gratuitamente, para cada criança, um exemplar do livro infantil que produziremos. Desejamos que as crianças continuem lendo nossas histórias e conheçam um pouco mais sobre o conteúdo que queremos semear com o projeto.

Os alunos do quarto período do curso de Administração são os responsáveis pela condução do projeto neste ano. Para isto, eles já estão se mobilizando e fechando diversas parcerias que somam à nossa iniciativa.