Professores usam redes sociais como ferramenta para promover aprendizado colaborativo

Há cinco anos a Profa. Dra. Rita Café que ministra aulas de bacteriologia e microbiologia na Universidade de São Paulo (USP), empregou em suas disciplinas o projeto Adote, que visa objetivo potencializar o processo ativo de ensino-aprendizagem e ampliar o interesse do aluno pela disciplina por meio de uma abordagem centrada no “aprender a aprender”.

O projeto “Adote” é a concepção de um novo método de ensino, se baseia no uso de rede social Facebook como uma plataforma digital para o ensino da microbiologia. Esse modelo de ensino abre espaço para as tarefas colaborativas, tornando o aluno protagonista de seu aprendizado.

Tendo esse conhecimento, a Profa. Dra. Hadassa Santos, responsável pela disciplina de Microbiologia no curso de Biomedicina do Centro Universitário do Sul de Minas, implantou esse projeto em suas aulas com ajuda da pesquisadora Dra. Ana Carolina Ramos Morenos, uma das responsáveis pelo programa no Brasil.

O tema central das postagens é focado em espécies de bactérias de interesse em saúde pública de grande apelo à população. Os alunos dos terceiro e quarto períodos são acompanhados por graduandos do sexto período, além da Dra. Ana Carolina e Profa. Hadassa, que atuam como mediadores de discussões nas redes sociais.

A escolha da plataforma Facebook justifica-se pela facilidade de acesso, baixo custo, domínio pelos alunos além de fatores que estimulam discussões construtivas. A fim de preparar os alunos de graduação para um mercado de trabalho cada vez mais volátil, o aprendizado precisa ser como o mundo contemporâneo, ou seja, sem fronteiras, digital, colaborativo e principalmente integrado.

Além de incentivar os estudantes a serem autodidatas e a adquirir conhecimento profundo e relevante sobre os microrganismos, que terão contato em sua futura profissão, em pouco tempo os alunos do curso de Biomedicina estão dando um show de interação e aprendizado!”, comentou a Profa. Hadassa.