Professores e aluno do Mestrado do Grupo Unis publicam capítulo em livro com pesquisadores de Macau

Um estudo conjunto realizado entre pesquisadores do Grupo Unis e da Universidade da Cidade de Macau, organizado pela U.Experience e executado pelo Departamento de Pesquisa do Unis, culminou em um capítulo do livro “Handbook of Research on Special Economic Zones as Regional Development Enablers” (Manual de Pesquisa sobre Zonas Econômicas Especiais como viabilizadores do Desenvolvimento Regional).

Envolvendo também outras universidades brasileiras e chinesas, o livro foi organizado pelos pesquisadores da Universidade da Cidade de Macau Paulo Guilherme Figueiredo, Francisco José Leandro e Yichao Li.

Zonas Econômicas Especiais

As Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) são importantes portas de entrada para que os países atraiam investimentos estrangeiros e promovam o comércio. A questão fundamental que precisa ser explorada é até que ponto as ZEEs podem desempenhar o papel de viabilizadores do desenvolvimento em diferentes regiões, estados de desenvolvimento e ambientes institucionais.

O livro discute as diversas e internacionais pesquisas na implementação das ZEEs, a interação dos modelos de ZEEs e da infra-estrutura institucional local e das partes interessadas (stakeholders), e os modelos de ZEEs que podem se ajustar melhor a certos estados e/ou cenários de desenvolvimento.

O capítulo intitulado “Mapeamento da Realidade Brasileira no Desenvolvimento de Zonas Econômicas Especiais” foi desenvolvido pelos pesquisadores do Grupo Unis: Rodrigo Franklin Frogeri, Pedro Portugal Júnior, Fabrício Pelloso Piurcosky, Guilherme Vivaldi, Brayan Souza e Lucas Maiolini Valim.

De acordo com o capítulo, que busca mapear a realidade brasileira em relação ao desenvolvimento das ZEEs; e mapear os estudos científicos que envolveram as ZEEs e o Brasil, as ZEEs brasileiras estão concentradas nas regiões Norte e Nordeste do país, especialmente na Zona Franca de Manaus. A implementação deste tipo de política no Brasil tem grande influência do Estado e das ações do Poder Legislativo. Entretanto, existem obstáculos que comprometem um resultado mais efetivo desta política e que precisam ser removidos para permitir um impacto mais integrado sobre o território.

O livro completo pode ser encontrado clicando aqui.