Professores do Grupo Unis participam de evento científico internacional sobre Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia

No mês de maio aconteceu a 16ª edição da Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia (CONTECSI), na Universidade de São Paulo (USP).

O CONTECSI é um dos mais importantes eventos da área pois aborda a informação reunindo os campos de Tecnologia de Informação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação sob uma visão multidisciplinar.

Os professores do Grupo Unis, Liz Áurea Prado, Rodrigo Franklin Frogeri e Fabrício Peloso Piurcosky, desenvolveram artigos científicos que receberam aprovação para serem apresentados durante a conferência internacional. De acordo com os professores, a aprovação dos artigos é fruto dos estudos desenvolvidos pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis.

Dois dos trabalhos foram realizados juntamente pelos professores Rodrigo e Fabrício. O primeiro, intitulado “Governança de Tecnologia da Informação sob a Ótica da Teoria da Complexidade: Modelo Teórico para Pequenas e Médias Empresas”, propõe um modelo teórico de Governança de TI para PMEs sob a ótica da Teoria da Complexidade, segundo Edgard Morin. Segundo o trabalho, o tema da governança de TI no âmbito de pequenas e médias empresas se torna relevante à medida que as tecnologias da informação passam a fazer parte do cotidiano de organizações atuantes em mercados diversos e se tornam um ativo com potencial de agregação de valor aos negócios e vantagem competitiva.

Outro artigo desenvolvido pela dupla, o estudo “Repensando o Conceito de Governança de TI: Reflexões Interdisciplinares”, adota uma visão interdisciplinar do tema governança de TI e reflete sobre a diversidade de conceitos apresentados na literatura. Por meio das análises de conteúdo e lexical é proposto um novo conceito de governança de TI, adequado à realidade dinâmica da atual economia.

O terceiro artigo apresentado na conferência por professores do Grupo Unis, foi desenvolvido pela dupla Profa. Liz e Prof. Rodrigo, intitulado “Manual de Pesquisa da Governança de TI em PMEs: O Estado da Arte”. O artigo compila 29 estudos que trataram o tema governança de TI com foco em PMEs e discute as abordagens metodológicas adotadas e suas nuances para o futuro das pesquisas nesse campo.