Professores do Grupo Unis e de Moçambique falam sobre apoio psicológico aos infectados por Covid-19

Por iniciativa do Departamento de Relações Internacionais do Grupo Unis, foi realizado no dia 04 de setembro um evento com professores  da instituição e da Universidade Politécnica de Moçambique buscando discutir sobre os impactos e ações para o atendimento psicológico diante da pandemia do Coronavírus em seus diversos contextos.

Na oportunidade professores dos cursos de Psicologia de ambas as instituições, trataram da temática relacionada ao apoio psicológico aos infectados por Covid-19 e seus familiares. Durante a apresentação, os pesquisadores/professores demonstraram resultados de pesquisas e práticas profissionais associadas ao tema.

Representando o Grupo Unis, estiveram presentes os psicólogos: Prof. Me. Ernani Guimarães (Coordenador do Curso de Psicologia), Profa. Esp. Letícia Helena de Castro e Prof. Dr. Alessandro Messias Moreira, docente no curso de Psicologia e no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional.

O evento também contou com a participação do Prof. Dr. Marcos Lourenço, da Universidade Politécnica de Moçambique. Durante a abertura do encontro o Prof. Dr. H.c. Stefano Barra Gazzola e Prof. Dr. Narciso Matos, reitores de ambas as instituições, reforçaram a importância do evento e a necessidade de fortalecimentos de ações que visem o Ensino, a Extensão e a Pesquisa entre ambas as instituições.

O Prof. Ernani apresentou um panorama das pesquisas relacionadas à temática do evento no Brasil e Moçambique, trazendo números significativos e que demonstram as práticas relacionadas a psicologia no que tange ao enfrentamento da doença e oferta de apoio as infectados e seus familiares.

Por sua vez, a Profa. Letícia apontou os desafios enfrentados pelos profissionais de psicologia na clínica, demonstrando ações de enfrentamento da doença e a nova realidade, que promove a ressignificação das práticas e dos espaços de atuação do psicólogo.

O Prof. Alessandro trouxe resultados de uma pesquisa realizada por docentes do Departamento de Pesquisa do Unis que demonstram as expectativas de professores e alunos, quanto às estratégias metodológicas utilizadas no contexto da pandemia causada pelo Covid-19. O professor destacou ao final de sua fala, a importância das ações implementadas pelo Grupo Unis desde o início do isolamento social o que permitiu que os alunos pudessem contar com estratégias metodológicas diferenciadas. O professor reforçou a importância das capacitações docentes, sobretudo as do início do semestre, que apresentaram possibilidades diferenciadas para a prática docente, de maneira a oferecer uma formação de qualidade, trazendo a aproximação necessária a aprendizagem, mesmo estando em ambientes on-line causadas pelo afastamento social.

O Prof. Marcos Lourenço trouxe o contexto da pandemia em Moçambique, abordando a representação social da doença junto à comunidade local. Reforçou a necessidade de compreensão dos significados atribuídos ao momento para compreensão dos comportamentos sociais e possíveis ações de intervenção.

O evento foi construtivo tanto para alinhamento de informações e realidades, bem como para o estreitamento de relações entre as instituições e departamentos. Em um mundo de pandemia, global também podem ser as relações e parcerias universitárias.

O evento pode ser assistido clicando aqui.