Professores do Grupo Unis desenvolvem pesquisas com universidades internacionais

O compromisso do Grupo Unis com a Internacionalização tem se tornado mais real e efetivo a cada dia. Já são mais de 40 convênios com universidades de 20 países diferentes, que têm garantido aos alunos da Instituição a oportunidade de viver experiências acadêmicas e profissionais no mercado internacional.

O processo de Internacionalização do Unis tem conseguido avançar não só na Mobilidade Acadêmica, mas também em programas de pesquisa conjunta com universidades internacionais. México, Argentina, Bolívia, Rússia, Portugal e Espanha são os países que possuem Instituições de Ensino Superior envolvidas com alunos e professores do Grupo Unis no desenvolvimento de pesquisas.

Para o segundo semestre, os grupos de pesquisa já possuem um trabalho a ser publicado com o tema: “Technophobia as a Cultural and Psychological Phenomenon: Theoretical Analysis” [A tecnofobia como fenômeno cultural e psicológico: análise teórica]. Algumas pesquisas envolvem também países que já possuem parceria com os contatos do Unis, como Hungria e Uzbequistão.

Essas iniciativas são importantes porque além de estabelecer laços entre os pesquisadores, dá a oportunidade de contribuir cientificamente, ao comparar cenários entre os países, bem como troca de experiências”, comentou o Prof. Fabrício Pelloso, do Centro de Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação (CEPI).

Atualmente são desenvolvidas, simultaneamente, seis pesquisas nos países citados. Em parceria com a Ural Federal Univeristy, da Rússia, professores do Grupo Unis desenvolvem pesquisas abordando: “Engenharia Mecânica – Resistência de Materiais”, “Psicologia e Tecnologia – Atitudes x Novas Tecnologias” e “Psicologia e Educação – Internet Risks for Children”.

As Instituições Universidad Abierta Interamericana (UAI), Univerdad Tecnologica Tulancingo (UTEC) e Universidad UCATEC, respectivamente da Argentina, México e Bolívia, se reuniram para o desenvolvimento de uma pesquisa com o tema: “Perfil do Empreendedor Latino Americano”.

Na Espanha, através da Universidad de Valencia se desenvolve uma pesquisa abordando “Informações sobre tratamentos de câncer”. E em Portugal, no Instituto Politécnico do Porto e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, desenvolvem uma pesquisa sobre: “Empreendedorismo e seus desafios – comparativo Brasil x Portugal”.

Esses contatos favorecem também a Internacionalização de nossos periódicos. A última edição da Revista Interação teve um artigo do pesquisador Óscar Navós da UAI da Argentina, além de vários professores do Unis já terem artigos publicados na Revista da rede ACINNET, ambientada pela Revista UIIPS do Instituto Politécnico de Santarém”, concluiu  o Prof. Fabricio.

As pesquisas citadas contam com a participação dos seguintes professores: Déborah Alvarenga, João Mário Freitas, Fabiano Oliveira, Alexsandr Zhilin, Alessandro Messias Moreira, Fabricio Pelloso, Jeferson Ferreira, Pedro Portugal, Eduard Patrakov, Nestik Timofey, Nechita Florin, István András, Samekin Adil, Gladis Camarini, Felipe Flausino, Sidney Verginio, Sheldon da Silva, Juan Carlos Arroyo, Óscar Návos, Jimena Tomarelli, Juan Carlos Gonzáles Islas, Lívia da Silva Ciacci, Tamara Alhambra Borrás e Filipe José Carvalho de Oliveira.