Professores do Grupo Unis apresentam estudo no Encontro Nacional de Pós-Graduação em Administração de 2021

O EnANPAD é o maior evento científico da área de Administração no Brasil, e o segundo maior evento dessa natureza no mundo, depois do Academy of Management (AoM). O evento reúne os principais estudos e autores do cenário nacional e internacional. 

Realizado anualmente pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), entre os dias 4 e 8 de outubro o EnANPAD realizou o seu 45º encontro (XLV Encontro da ANPAD – EnANPAD 2021), que contou com a apresentação de um estudo desenvolvido por professores do Grupo Unis.

O estudo “Ambidestria Dinâmica da Teoria à Prática: estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior privada brasileira”, foi desenvolvido pelos professores Rodrigo Franklin Frogeri, Fabrício Pelloso Piurcosky, Pedro dos Santo Portugal Júnior, Felipe Flausino de Oliveira e Stefano Barra Gazzola. No evento, o Prof. Rodrigo conduziu a apresentação do estudo.

De acordo com o estudo, o setor privado de ensino superior passou por mudanças consideráveis nas últimas décadas, especialmente na forma como as Instituições de Ensino Superior Privadas (IES) competem entre si. Cenários empresariais dinâmicos e competitivos exigem que as organizações desenvolvam capacidades de exploitation e exploration. O desenvolvimento conjunto dessas capacidades pode ser alcançado por meio da Ambidestria Dinâmica.

O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar as mudanças estratégicas realizadas por uma IES privada brasileira para viabilizar os princípios de Ambidestria Dinâmica. As análises evidenciaram que as estratégias de Ambidestria Dinâmica na IES foram desenvolvidas com base nas características cognitivas de seu CEO (Reitor / Presidente da IES). O equilíbrio entre os antecedentes de exploitation e exploration na IES provou ser valioso para que as inovações fossem realizadas. Além disso, os resultados do estudo sugerem que a IES pode expandir sua capacidade de desenvolver novos produtos ou revitalizar os produtos existentes se ampliar os recursos financeiros para projetos de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) em conjunto com parceiros.

O trabalho completo apresentado ficará disponível nos anais do evento.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos