Professores do Grupo Unis apresentam artigos na maior conferência sobre Sistemas de Informação da América Latina

Entre os dias 15 e 17 de agosto acontece na cidade de Cancún, no México, a Conferência das Américas Sobre Sistemas de Informação (AMCIS). O evento é visto como uma das principais conferências da América Latina por apresentar a mais ampla variedade de pesquisas realizadas pelos acadêmicos em Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação, marcando presença nas coleções permanentes de bibliotecas de todo o mundo.

Como resultado dos estudos desenvolvidos pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, dois artigos desenvolvidos por professores da Instituição foram aprovados para apresentação na Conferência. O primeiro intitulado “Uma nova abordagem da Governança de TI sob a ótica da Teoria da Complexidade”, foi desenvolvido em conjunto pelo Prof. Rodrigo Franklin Frogeri, Prof. Fabrício Peloso Piurcosky e Profa. Liz Áurea Prado.

O estudo apresenta um ensaio teórico sobre Governança de Tecnologia da Informação (GTI) numa ótica interdisciplinar e sob os preceitos da Teoria da Complexidade. Com base no pressuposto de que as práticas de mercado em GTI atuam de forma linear e evolutiva, em que os feedbacks sempre agem de maneira positiva.

Discute-se que essa é uma abordagem distante da realidade dinâmica que as organizações operam. Discutimos que as práticas de GTI devem atuar no equilíbrio entre o contexto interno e externo ao qual a organização está situada e direcionar as atividades de gestão sobre o artefato de TI em seus subsistemas técnico, social e de informação”, comentaram os autores.

O segundo artigo a ser apresentado na Conferência, “Aeronaves Remotamente Pilotadas: análise da implantação em órgãos de investigação de acidentes aeronáuticos”, foi também desenvolvido em conjunto pelo  Major Humberto Dorneles Santa Maria, Prof. Rodrigo Franklin Frogeri, Prof. Fabrício Peloso Piurcosky, Prof. Felipe Flausino de Oliveira e Profa. Liz Áurea Prado.

O estudo analisa a implantação de aeronaves remotamente pilotada (RPAS – drone) nos Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), como ferramenta auxiliar de investigação de acidentes aeronáuticos. A finalidade da pesquisa foi verificar o nível de percepção dos operadores de RPAS dos SERIPA quanto à utilidade e facilidade de uso do equipamento.

O estudo, de autoria do Major Humberto Dorneles Santa Maria, é fruto da parceria entre o Grupo Unis e a Força Aérea Brasileira (FAB). Os alunos da Escola de Comando do Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) desenvolvem artigos científicos sob orientação dos professores do Unis”, explicaram os autores.