Professores do Grupo Unis apresentam artigo sobre empoderamento feminino em evento científico da USP

Entre os dias 7 e 9 de novembro a Universidade de São Paulo (USP) recebeu o XXII Seminários em Administração (SemeAD 2019).

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, o SemeAD reúne pós-graduandos, pesquisadores e profissionais da área de administração para trocar experiências em pesquisas dentro de diversas áreas da profissão.

Na ocasião, os professores do Grupo Unis Rodrigo Franklin Frogeri e Liz Áurea Prado estiveram presentes apresentando o artigo científico “EMPODERAMENTO FEMININO COMO DISCURSO ORGANIZACIONAL: análise de uma marca de cosméticos no site de rede social Facebook”.

Segundo o artigo apresentado, as desigualdades de gênero faceadas por mulheres são pontos críticos que o empoderamento feminino busca tratar por meio da construção de uma subjetividade que questiona os padrões instituídos. O termo empoderamento feminino encontra-se no ápice de sua utilização, sendo observado em diferentes contextos. Numa perspectiva mundial, percebe-se a movimentação de empresas destinadas ao público feminino que desejam incorporar questões de empoderamento feminino em seu discurso organizacional.

O objetivo do estudo foi analisar a incorporação do tema empoderamento feminino no discurso organizacional da empresa de cosméticos Avon em sua página no Facebook. A empresa Avon trabalha, majoritariamente, com o público feminino e levou a luta pela equidade de gênero para o seu discurso organizacional. Seguindo uma retórica que busca expor as desigualdades de gênero em uma sociedade predominantemente patriarcal, e onde as minorias se apresentam sob uma situação de subordinação, a Avon se fundamentou nos pilares do empoderamento feminino para direcionar sua estratégia corporativa. Os seguidores da marca, em sua maioria, lidaram com orgulho sobre a nova abordagem e as reações no Facebook aumentaram consideravelmente desde a mudança de estratégia.

O artigo, cuja aprovação no SemeAD é fruto dos estudos desenvolvidos pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, foi desenvolvido em conjunto pelos professores Liz Áurea Prado, Rodrigo Franklin Frogeri, Fabrício Pelloso Piurcosky, Pedro dos Santos Portugal Júnior e Nilton dos Santos Portugal.

O estudo completo pode ser acessado clicando aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos