Professores de Varginha realizam Pós-Graduação em Metodologias Ativas

Professores e colaboradores do Grupo Unis estão participando do curso de Pós-Graduação em Metodologias Ativas oferecido pela própria Instituição. Os 150 alunos realizam as atividades na modalidade a distância, com aulas presenciais avaliativas a cada bimestre.

O curso nasce do desejo de contribuir para a diminuição da discrepância que se vê, em algumas práticas educativas: em que se tem o aluno do século XXI, os professores do século XX e a  escola  insistindo em se manter no século XIX. Com esse curso, esperamos que surjam professores que desenham e gerenciam um complexo conjunto de projetos, estudantes e atividades que mudam frequentemente. O aluno é ativo, participativo e reflexivo, não quer ser mais um mero espectador, quer fazer parte do jogo, tem iniciativa, é empreendedor e aprende fazendo.

O pós-graduado em Metodologias Ativas deve estar apto a desenvolver um processo de Ensino e Aprendizagem colaborativo na sua área de conhecimento, adotando as melhores práticas de ensino, métodos e técnicas apropriadas para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários aos discentes e recursos tecnológicos como suporte, organizando a aprendizagem e os processos avaliativos com base um uma abordagem de forma ativa e interativa.

As Metodologias Ativas apresentam-se como uma das melhores opções para se trabalhar com essa geração atual, por pressupor, em seu desenvolvimento com: participação ativa, aluno como protagonista, interação entre os pares, colaboração, feedback imediato, uso de tecnologias, professor como mediador, orientador, etc.