Professora Laura Ribeiro conta sobre sua experiência na Índia

Na semana passada, nos despedimos da professora indiana Shalini Aggarwal, que esteve por 15 dias no Brasil para um Ciclo de Palestras na área de Administração. A vinda da professora fechou com chave de ouro o acordo bilateral de mobilidade docente entre o Grupo Unis e a Chandigarh University.

A primeira fase da mobilidade docente aconteceu com a ida à Índia da professora Laura Ribeiro, que atua no curso de Engenharia Civil aqui do Grupo Unis. Ela participou de um grande evento no país e contou um pouco dessa experiência para nós.

Unis: Como foi a experiência na participação no International Faculty Development Program (IFDP)?

Laura Ribeiro: A participação no evento foi maravilhosa, ela contribuiu não só pro meu crescimento profissional mas para o pessoal também. Nós tivemos 76 professores do mundo inteiro, então pudemos trocar bastante experiência, tudo o que tem ocorrido no mundo em cada país, sobre política, sobre economia, sobre meio ambiente, ajudou a abranger a visão mundial e como isso vai interferir na nossa vida, na educação, nas nossas áreas de atuação. Foi uma experiência extraordinária! Tanto no sentido pessoal, no sentido vida e no profissional também, no profissional como engenheira civil, eu tive o contato com universidades de lá e outros professores do país de Omã, eles foram lá também fazer as apresentações deles, a maioria na área de concreto. Foi bem interessante também, eles têm situações diferentes mas é exatamente isso que dá um maior conhecimento porque a gente não utiliza o que eles utilizam, então isso dá uma ferramenta e cria possibilidade para a gente trabalhar aqui também. Então foi realmente de muita grandiosidade todo o evento, e na parte de conhecimento foi maravilhoso também.

U: Você fez algum tipo de apresentação individual no evento?

L: Sim, eu fiz apresentações individuais, eu tive 5 tópicos então fiz 5 apresentações durante a semana. Os temas foram todos referentes à engenharia civil da minha área de atuação, de infraestrutura de transportes. Abordamos mais a parte do que está acontecendo no Brasil, quais são as perspectivas do futuro nessa área e quais são os problemas que nós estamos enfrentando aqui também, e o que a gente tem feito para conseguir suprir os nossos problemas, as nossas demandas. Então eu tentei fazer na verdade uma mesa redonda, além da apresentação individual, para que a gente conseguisse explorar os conhecimentos de cada um, e para que cada um pudesse compartilhar as suas experiências, porque essas apresentações foram feitas para as pessoas, para os estudantes de pós-graduação, e para os professores da instituição. Então todo mundo lá tinha algum tipo de experiência que poderia compartilhar, as pessoas reagiram muito bem, foi tudo muito legal, eles compartilharam muito também. Então eu aprendi bastante sobre a realidade deles, sobre o que eles têm que fazer, sobre as demandas que o país exige, foi bem legal essa troca. Com certeza eu vou utilizar bastante do que eles falaram e espero que eles também utilizem coisas que eu pude compartilhar.

U: Em que aspectos você acredita que essa experiência contribuirá para o desenvolvimento de nossa instituição?

L: Bom, além da experiência que eu vou trazer pros meus alunos dentro do Unis, essa experiência internacional estreita os laços entre universidades, tanto que nós tivemos várias reuniões dentro do departamento pensando em possibilidades de conectar os dois países, de fazer matérias juntos, matérias híbridas. A gente conseguiria colocar professores da Índia, professores do Brasil, para que os alunos tivessem esse conhecimento mundial, não só das situações que acontecem especificamente no país ou no estado deles. Então para que eles conseguissem ter essa mentalidade de que as coisas mudam, e de que tudo está em constante mudança e que a gente tem que visualizar o que está acontecendo nos outros lugares também. Então essa parte de networking que a gente fez lá na universidade de Chandigarh foi muito legal, eu voltei com muitos contatos e eu espero que a gente possa fazer um programa e vários eventos bem legais pros nossos alunos e professores.

U: Como foi a recepção dos indianos? Conte-nos curiosidades sobre aspectos culturais e de costumes do país. O que achou?

L: A Índia é um país maravilhoso, tudo que eu pensava antes de ir pra Índia caiu por terra. A Índia conseguiu quebrar todos os paradigmas que eu tinha na minha cabeça de um jeito maravilhoso. É um país que com certeza eu vou visitar novamente, porque eu não tive tempo de passear, então eu quero ir pra Índia só pra passear. A hospitalidade dos indianos é a coisa mais maravilhosa possível, eu me senti muito confortável, eles foram muito solícitos, muito amigáveis, tentaram fazer com que eu me sentisse em casa. Curiosidades: o trânsito indiano realmente é aquilo que a gente vê, porém quando a gente chega lá é um pouquinho pior, existem sim vacas na rua o que é bem legal também e eu aprendi o porquê as vacas lá são sagradas. É porque eles consomem muitos lácteos, então desde sempre eles entendiam que as vacas, elas davam o alimento pra eles, então por isso foi considerada um animal sagrado e eles tratam tão bem o animal. As comidas são muito apimentadas, então pra mim, por exemplo, que não comia muitas comidas apimentadas sofri bastante mas dei uma melhorada boa. Então hoje em dia eu já consigo comer comidas com um pouquinho de pimenta, mas no geral foi uma experiência muito maravilhosa, com certeza vou voltar à Índia. Então eu só tenho a agradecer por essa oportunidade, agradecer ao Unis, porque com certeza eu sou hoje outra pessoa. A cada viagem que a gente faz, a cada encontro cultural que a gente tem, a gente aprende muito. A gente muda nossa perspectiva de vida, perspectiva de mundo, perspectiva profissional, então é só agradecer essa oportunidade maravilhosa, e fico esperando as próximas, porque com certeza eu vou estar nos próximos editais tentando conhecer outros lugares.

Conheça mais sobre as experiências internacionais que o Unis garante para alunos e professores no site: internacional.unis.edu.br.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos