Professor do Unis Pouso Alegre utiliza impressora 3D como ferramenta de acessibilidade para auxiliar aluno deficiente visual

A turma do segundo período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Unis Pouso Alegre realizou um projeto de acessibilidade junto ao aluno Thadeu Henrique dos Anjos, estudante da turma que possui deficiência visual.

O Prof. Marlon Hugo Rodrigues da Silva, que neste semestre está conduzindo a disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores para a turma, abordou o conceito de Portas Lógicas em um momento da disciplina. Segundo ele, as portas lógicas são componentes básicos da eletrônica digital representados por símbolos. “Elas são usadas para criar circuitos digitais. Em eletrônica digital apenas dois níveis são permitidos, 0 e 1. Zero representa tensão de 0V, enquanto que 1 representa uma tensão superior a 0V. Assim, as portas lógicas são capazes de realizar diversas operações matemáticas, para desenvolvimento da lógica digital”, explicou.

Como elas são representadas por símbolos explicá-las à um deficiente visual é complicado, então o Prof. Marlon resolveu imprimir as portas lógicas em sua impressora 3D, com textos em Braille, e enviou o material para o aluno. Thadeu achou muito bacana a iniciativa e disse que não achava que o corpo docente do Grupo fosse chegar a esse nível.