Professor do Grupo Unis conclui Doutorado no Programa DINTER

O coordenador do curso de Licenciatura em Música modalidade a distância, Prof. Celso Gomes, concluiu seu Doutorado. Ele é o primeiro professor do Grupo Unis a defender sua titulação dentro do Programa DINTER, uma parceria feita entre o Grupo Unis e a Universidade Metodista de Piracicaba.

Foram quatro anos de estudos. Professor Celso falou sobre o tema Trajetórias de formação e da docência na licenciatura em música na modalidade EaD: a constituição dos formadores. “Minha vivência como professor e coordenador aqui na graduação em música me fez compreender que a maioria dos educadores atuantes em cursos na modalidade EaD tem desenvolvido seus saberes docentes no próprio cotidiano do trabalho pedagógico virtual. Assim, devido à ausência, no Brasil, de cursos de formação inicial para professores de EaD, geralmente a formação do ofício de docente na educação virtual tem-se dado por meio do ‘aprender fazendo’ ou se ‘formar formando’. Observei a importância de estudar o desenvolvimento dessa autonomia, principalmente pelo domínio de uma base de saberes e fazeres docentes, o que me direcionou na formação de um grupo de discussão para vislumbrar e potencializar a formação dos professores que atuam na EaD na coletividade do trabalho”, relata.

A experiência do Doutorado permitiu ainda mais o ganho de conhecimentos, já que são várias disciplinas estudadas durante os anos de formação. “Como a minha pesquisa se desenvolveu no âmbito do curso de licenciatura em música do qual sou coordenador aqui no Unis, vários pontos foram levantados para que possamos melhorar as práticas docentes dos professores que aqui atuam”, aponta Celso.

Sobre o DINTER

O Grupo Educacional Unis firmou parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba para a formação da primeira turma de Doutorado Interinstitucional (DINTER). A área estudada foi a da educação. Durante os quatro anos, foram estudadas diversas disciplinas. No total, oito professores do Grupo Unis participam do Projeto.