Pesquisadores do Unis, Bolívia, Índia e México publicam artigo na Revista de Inovação e Sustentabilidade da PUC-SP

Pesquisadores do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis junto a pesquisadores de universidades da Bolívia, Índia e México, publicaram um estudo na revista científica “RISUS – Revista de Inovação e Sustentabilidade” da PUC-SP.

O artigo intitulado “Representação social do conceito de inovação: Cross-Country na Bolívia, Brasil, Índia e México”, foi desenvolvido pelos professores do Grupo Unis Rodrigo Franklin Frogeri, Pedro dos Santos Portugal Júnior e Fabrício Pelloso Piurcosky; da Chandigarh University, na Índia, Meenu Bhardwaj; da Universidade Tecnológica de Tulancingo, no México, Juan-Carlos González-Islas; e da UCATEC, na Bolívia, Juan Carlos Arroyo Mendizábal.

A indefinição e confusão na compreensão do conceito de inovação por grupos de indivíduos ligados a diferentes contextos sociais levanta questões sobre como o conceito de inovação pode ser formado no nível do indivíduo. Os pesquisadores envolvidos neste estudo estão especialmente interessados em entender como grupos de estudantes, professores e profissionais de Tecnologia da Informação em diferentes contextos culturais percebem o conceito de inovação.

Os resultados sugerem que os países envolvidos no estudo não possuem uma cultura orientada à inovação em nível nacional, mas a inovação pode fazer parte de alguns grupos, especialmente nas universidades. Os parâmetros culturais, não em nível global ou nacional, mas em nível organizacional ou de grupo, podem ter maior influência na percepção do indivíduo sobre o conceito de inovação. O conceito de inovação se desenvolve no micro contexto em que o indivíduo está inserido.

Observamos neste estudo implicações para o meio acadêmico e para as organizações. Para a academia, o estudo demonstrou alinhamento com trabalhos anteriores, mas destacou um elemento que pode ter influências superiores na formação do conceito de inovação em nível individual (o ambiente acadêmico universitário orientado para a inovação).

Para as organizações, os resultados deste estudo têm relevância ao sugerir que um ambiente acadêmico altamente voltado para a inovação pode ter influência considerável na formação do conceito de inovação por indivíduos nesse ambiente.

O artigo completo pode ser acessado clicando aqui.