“Pequena coreografia do adeus” é o tema do próximo encontro do Clube de Leitura Diadorim

No dia 31 de maio, o Clube de Leitura Diadorim, formado por alunos, ex-alunos, professores e colaboradores do Grupo Unis, além da comunidade em geral de Varginha e região, realiza o segundo encontro virtual do ano.

Em sua sexta temporada de atividades, o Clube Diadorim está trabalhando com o tema “Mulheres na Literatura Brasileira”, explorando e se aprofundando ao longo do ano em grandes obras de autoras nacionais. No segundo encontro virtual do ano, os leitores vão se reunir para compartilhar suas impressões e opiniões sobre a obra “Pequena coreografia do adeus”, da autora Aline Bei.

Nascida em São Paulo, em 1987, Aline Bei estreou na literatura com o romance “O peso do pássaro morto”, lançado em 2017. A obra foi vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Toca, além de finalista do Prêmio Rio de Literatura.

Em sua obra de estreia, Aline traz como destaque temáticas que envolvem o sofrimento feminino, relatando a vida de uma mulher marcada por um trauma, dos oito aos 52 anos. Em seu segundo livro, “Pequena coreografia do adeus”, lançado em 2020, Aline volta a se debruçar sobre este tema, explorando a dificuldade de carregar todas as dores que as mulheres carregam, mas também apresentando caminhos de esperança.

O encontro virtual sobre a obra acontece no dia 31/05, às 20h, e é aberto para todos os interessados. Você pode participar desse momento de incentivo à literatura se inscrevendo aqui.

Sexta temporada do Clube Diadorim

Trazendo uma atenção para o centenário da Semana da Arte Moderna, a temporada de 2022 teve início no mês de fevereiro com uma live apresentando o tema dos encontros do ano, e fazendo uma leitura-debate sobre o conto “Uma Galinha” de Clarice Lispector.

Outra obra da autora foi também votada pelos leitores para ser a primeira leitura do ano do Clube Diadorim. Dentre obras de mulheres do Modernismo Brasileiro, o livro “A hora da estrela” foi escolhido para nortear o primeiro encontro virtual do ano que aconteceu no dia 05 de abril.

Sobre o Clube Diadorim

Criado em 2016 por alunos e professores do curso de Letras do Grupo Unis, o Clube de Leitura Diadorim está em sua sexta temporada de atividades literárias, realizando encontros virtuais ao longo do ano, que agregam leitores do Brasil inteiro.

O Clube de Leitura Diadorim busca criar espaços de debate e troca de experiências sobre o universo literário, além de despertar o interesse e o prazer pela leitura em nossa comunidade.

O nome do Clube presta homenagem à personagem Diadorim, da obra de João Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”, buscando representar no nome a literatura brasileira e também a força do nosso Clube, que já está no seu sexto ano de atividades.

Além da realização dos encontros com debates das obras lidas em conjunto pelos membros, através do instagram o Clube Diadorim publica resenhas literárias de obras que nossos leitores estão consumindo fora da nossa programação, além de conteúdos voltados ao universo da literatura, buscando promover cada vez mais a cultura literária em nossa comunidade, oferecendo um espaço de exaltação, incentivo e respeito pela leitura!

Para saber mais sobre o Clube de Leitura Diadorim acesse o site ou o Instagram do clube.