Pela primeira vez com time exclusivamente feminino Grupo Unis participa da XXIII Maratona Nacional de Programação

No dia 15 de setembro alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Centro Universitário do Sul de Minas participaram da primeira fase da XXIII Maratona Nacional de Programação, realizada na cidade de Santa Rita do Sapucaí.

Acompanhados pela Profa. Pollyanna Miranda e pelo Coordenador dos cursos, Prof. Wariston Pereira, seis alunos dos cursos participaram da disputa. A Maratona é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A disputa nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.

Anualmente o Grupo Unis marca presença nas disputas da Maratona Nacional, nessa edição a novidade fica por conta da participação do primeiro time exclusivamente feminino formado pelas alunas Mayara Palmutti Oliveira, Helem Sabrina Miranda de Almeida e Ana Caroline Cabral Ribeiro. “É um fato inédito que reforça o crescimento da participação feminina nos cursos da área de computação”, ressaltou a Profa. Pollyanna.

Os times são compostos por três estudantes, que tentam resolver durante cinco horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Camilo Otávio Silva, Gabriel Alcantara Bernardes Pedro e Luís Fernando Santana Coelho, formaram outra equipe que também disputou a maratona representando o Grupo Unis. “Ao todo foram 780 times competindo pelo Brasil e na sede local 40. O nível da prova está muito alto, nenhuma equipe no Brasil conseguiu resolver os 13 problemas, a média geral ficou entre 2 a 3 problemas resolvidos”, explicou o Prof. Wariston.

No dia 21 de setembro serão anunciadas as equipes classificadas para a final nacional da maratona, que será realizada nos dias 9 e 10 de novembro em Salvador.