Palestra marca do Dia Mundial do Doador de Sangue no Colégio Nova Geração

A fim de esclarecer dúvidas sobre a doação de sangue, o Colégio Nova Geração promoveu junto aos seus alunos uma palestra sobre o tema. O evento foi ministrado pelo enfermeiro Achiles Ferreira Luiz, do Senac de Três Corações, e contou com a participação de estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, e serve para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doarem sangue voluntariamente. Atualmente, na região, existem duas unidades do Hemominas (em Pouso Alegre e Poços de Caldas), que servem como referência para receberem as doações. As prefeituras se organizam para mobilizar e encaminhar os voluntários. Porém, nem sempre é fácil. Além da dificuldade logística, existem muitos mitos acerca da doação sanguínea. De acordo com o diretor do Colégio Nova Geração, Prof. Luiz Augusto Alcântara de Andrade Mendes, nesse sentido, as instituições de ensino assumem um importante papel conscientizador. “Quando um jovem tem consciência sobre a importância desse ato voluntário, as chances de que mais pessoas da família passem a ser doadoras é muito maior. E quanto mais pessoas envolvidas, fazendo o bem, melhor”, explica o diretor Luiz Augusto.

A palestra realizada no Colégio Nova Geração foi o momento oportuno para esclarecer as dúvidas dos estudantes. O enfermeiro Achiles explicou sobre os pontos de coleta, as possibilidade de utilização dos vários tipos sanguíneos, os mitos acerca de quem pode ser um doador e a quantidade de sangue coletado. “O Colégio Nova Geração é uma instituição que tem em seu DNA muito mais que oferecer educação. Queremos contribuir para que os alunos se tornem cidadãos responsáveis e éticos.”, finaliza Luiz Augusto.