Otimismo de empresários do CESUL tem forte melhora

No dia 08 de março, ocorreu a primeira reunião de 2024 do Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), na qual aplicou-se a pesquisa para levantamento da confiança do empresariado. Os resultados mostraram uma considerável melhora no otimismo dos pesquisados em comparação com a última sondagem realizada em dezembro de 2023 e também em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Todos os quesitos, tanto no contexto atual quanto futuro, tiveram melhoria, com destaque para as fortes elevações em Segmento de Atuação e Vendas.

O índice geral de confiança (obtido pela média entre a percepção atual e futura) atingiu nível de 105,25, uma alta de 8 pontos em comparação com a pesquisa anterior. O nível atual de confiança (referente ao 1° trimestre/2024) apresentou resultado de 103,67, elevação de 6 pontos em relação à última sondagem. Já a perspectiva futura para o segundo trimestre de 2024 demonstrou índice de 106,83 com incremento de 10 pontos comparado com o resultado anterior.

Em relação ao contexto atual, somente no quesito Economia Nacional os entrevistados demonstraram percepção pessimista, porém com nível melhor comparado com a última pesquisa. Todos os demais quesitos ficaram no campo positivo, com destaque para Segmento de Atuação, Vendas e Contratações; resultado muito significativo tendo em vista que geralmente no primeiro trimestre apresentam-se quedas nessas áreas.

Para as perspectivas futuras referentes ao segundo trimestre de 2024, os empresários estão otimistas em quatro quesitos: Contratações, Investimentos, Segmento de Atuação e Vendas. Todos estes tiveram forte recuperação em comparação com a última sondagem, o que é muito importante principalmente no que tange aos investimentos e contratações que são essenciais para o dinamismo econômico regional. O quesito Inadimplência teve resultado neutro e a Economia Nacional manteve-se no campo pessimista.

O aumento do consumo no início deste ano e a melhoria nas previsibilidades e perspectivas de um quadro mais favorável nos próximos meses ajudam a explicar esse otimismo empresarial após o forte pessimismo no final de 2023. Este resultado do CESUL acompanha de perto outras pesquisas de confiança a nível nacional, como por exemplo da FGV.

No entanto, a economia nacional ainda permaneceu no campo negativo e pessimista da análise. As taxas de juros ainda elevadas, o alto custo do crédito, as incertezas sobre a maneira como se dará a continuidade na reforma tributária e alguns desgastes políticos do governo explicam essa percepção dos empresários sobre esse quesito. É de ampla necessidade a melhoria nesses aspectos para que o empresariado se sinta mais confiante com a economia.

Confira as pesquisas completas clicando aqui.