Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do Grupo Unis conquista primeiro lugar nacional e recebe Moção de Aplauso na Câmara de Varginha

No dia 24 de junho professores, alunos e diretores do Grupo Unis receberam uma Moção de Aplauso na Câmara de Varginha, recomendada ao Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Instituição por ter alcançado o primeiro lugar no número de atendimentos em relação a todos os Núcleos do Brasil, segundo levantamento da Receita Federal.

A homenagem de autoria do vereador Leonardo Ciacci dedicada aos alunos do curso de Ciências Contábeis que atuam no Projeto do NAF, bem como aos diretores, professores e parceiros que viabilizaram o projeto, destacou a conquista do Núcleo que realizou em 2019, 1.951 atendimentos. Dos mais de 49 mil auxílios prestados pelos NAF’s, os alunos do Unis deram assistência a 4.335 contribuintes, o que corresponde a quase 10% de todos os suportes feitos no Brasil. A primeira colocação do NAF se estendeu, também, no estado, na região e na cidade de Varginha.

Ante ao exposto, apresenta-se esta Moção de Aplauso como forma de tornar público o reconhecimento desta Casa Legislativa à dedicação e ao comprometimento de todos os integrantes do NAF que realizam um trabalho voluntário inestimável em nosso Município, contribuindo para a qualificação dos futuros profissionais contábeis e prestando serviços fiscais de excelência aos contribuintes hipossuficientes”, ressaltou o vereador Leonardo Ciacci.

O NAF foi criado em 2018 através de parceria inédita entre a Receita Federal e o Grupo Unis. O núcleo, o primeiro a ser implantado no Sul de Minas, foi instalado no Campus I da Instituição e desde então vem atendendo a população com agendamentos online na Receita Federal, regularização de CPF, auxílio na elaboração e orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, entre outros. Em Pouso Alegre, o NAF instalado também em 2018 já se destacou. Em seu primeiro ano de atendimento aos contribuintes, o Núcleo ficou em 25º lugar em nível nacional, 7º lugar no estado, 4º em toda a região e o 1º em Pouso Alegre.

Falando em nome da Casa, o vereador Cláudio Abreu destacou sua atuação de 13 anos no Grupo Unis, por onde teve contato com alunos e professores que desempenham atividades no NAF, e assim reconheceu a qualidade e a credibilidade do Projeto. “Barack Obama dizia que dar educação e serviços sociais não é caridade, é uma ferramenta de desenvolvimento econômico. O Unis faz isso muito bem. Com o NAF, o Unis além de trazer educação para nossos alunos, para nossos cidadãos, ele também leva trabalho social para a comunidade. E isso é muito importante”, defendeu o vereador.

O NAF funciona como “escritório” vinculado ao Unis, no qual é oferecida assistência tributária e fiscal. O Núcleo promove maior interação entre a Receita, o Unis, os alunos e a sociedade, propiciando, por meio da cooperação mútua, a qualificação de futuros profissionais contábeis e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes hipossuficientes com vistas ao fortalecimento da imagem de ambos perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributária e cidadania. Atualmente existem 355 NAF’s instalados em todo o Brasil.

O Grupo Unis, há mais de 50 anos, atua aqui na cidade e procura sempre promover a integração entre a comunidade e a educação. A educação sem o envolvimento com a comunidade é muito pouco. Nós do Grupo Unis acreditamos no nosso papel social e o NAF representa isso, a integração entre a universidade e a comunidade”, comentou o Diretor Acadêmico do Grupo Unis, Prof. Ricardo Morais Pereira.

Coordenado pelo curso de Ciências Contábeis, o NAF tem se destacado pela qualificação de seus alunos. Todos passam por cursos e reciclagens oferecidas pela Receita Federal, além de aplicarem os conceitos aprendidos em sala de aula. É importante ressaltar que os alunos não se limitaram a auxiliar no espaço que o NAF possui no Campus I do Centro Universitário do Sul de Minas. Os estudantes que integram o projeto foram a cidades da região onde não existe o Núcleo, além de participarem de ações voltadas à comunidade.

Falar do NAF para mim é uma satisfação muito grande porque, isso é fruto de muito trabalho, de muito empenho e foram mais de 4.000 atendimentos à população hipossuficiente. A gente levanta essa bandeira porque a gente vê materializado através desses números, a função social da Instituição e a função social do curso de Ciências Contábeis, que vai além de formar profissionais contábeis, o nosso compromisso é em formar cidadãos. E esse empenho dos alunos é coroado através dessas Moção de Aplauso”, concluiu o Coordenador do curso de Ciências Contábeis, Prof. Dimas Reis.

Os diretores e colaboradores do NAF estendem os agradecimentos também à Receita Federal e ao Delegado Adjunto, Eduardo Costa.